POLÍTICA – Presidente Lula promete ajuda do governo federal ao RS diante de nova onda de chuvas e enchentes no estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (30) que o governo federal irá enviar ajuda ao Rio Grande do Sul, que enfrenta uma nova onda de chuvas e enchentes. Em uma postagem nas redes sociais, Lula afirmou que entrou em contato com o governador por telefone e solicitou a atuação dos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional, da Defesa e da Comunicação Social no estado. Segundo o presidente, o governo federal irá se juntar aos esforços do governo estadual e das prefeituras para enfrentar e superar mais esse momento difícil, causado pelos impactos das mudanças climáticas globais.

O governador Eduardo Leite também usou as redes sociais para fazer um apelo por ajuda, em especial apoio aéreo, para resgatar centenas de pessoas em dezenas de municípios que se encontram em estado de emergência devido às fortes chuvas. Após conversar por telefone com o presidente Lula, Leite destacou a importância do apoio do governo federal e expressou confiança na união de esforços para resgatar a população afetada, que é a prioridade absoluta no momento.

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde ontem já causaram estragos em mais de 70 municípios, com cinco mortes relatadas pelas autoridades, além de dezenas de feridos e desaparecidos. O estado tem enfrentado ciclos frequentes de intempéries climáticas, lembrando as enchentes do segundo semestre do ano passado, que resultaram no transbordamento do Rio Taquari e deixaram um cenário de destruição, perdas materiais e aproximadamente 50 mortes.

O compromisso do governo federal em auxiliar o Rio Grande do Sul nesse momento de crise climática reforça a importância da cooperação entre os diversos níveis de governo e da sociedade civil para enfrentar os impactos das mudanças climáticas e garantir a segurança e o bem-estar da população afetada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo