PF e Agência Nacional de Crimes do Reino Unido firmam acordo por cooperação policial internacional no combate ao crime organizado.

A Polícia Federal (PF) firmou um importante acordo nesta sexta-feira, 26, com a Agência Nacional de Crimes do Reino Unido (National Crime Agency) com o objetivo de intensificar a cooperação policial internacional entre as duas instituições. O acordo, que recebeu o nome de Carta de Intenções, visa fortalecer o combate ao crime organizado, cibercrime, corrupção, tráfico de pessoas, drogas e armas de fogo, além de situações relacionadas à escravidão e lavagem de dinheiro.

A assinatura do acordo ocorreu na sede da agência britânica, em Londres, e contou com a presença do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e do diretor-geral da National Crime Agency, Graeme Biggar. O encontro também teve a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, demonstrando a importância e o apoio do governo brasileiro a essa iniciativa.

No dia anterior, o diretor brasileiro também se encontrou com o comissário-geral da City of London Police, a instituição policial mais antiga do Reino Unido. A City of London Police é responsável por investigar fraudes, crimes econômicos e cibernéticos, e o encontro teve como objetivo discutir o intercâmbio de policiais em áreas de interesse mútuo.

O acordo estabelece a troca de informações entre as polícias, atividades coordenadas, treinamentos e intercâmbio de agentes, sem causar obrigações financeiras para os governos envolvidos. A presença dos adidos da PF na Embaixada do Brasil em Londres, William Murad e André Vale de Salles Andrade, ressalta o compromisso da corporação em fortalecer as ações conjuntas com forças policiais internacionais.

A Diretoria de Cooperação Internacional da PF, criada no ano passado, tem como objetivo principal fortalecer a colaboração entre as polícias de diferentes países, enfatizando a importância da união e cooperação no combate ao crime em âmbito global. A assinatura desse acordo representa um avanço significativo nesse sentido e demonstra o comprometimento da PF em atuar de forma integrada no enfrentamento de diversos tipos de delitos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo