Samu Alagoas capacita novos técnicos de enfermagem e condutores socorristas em curso de Suporte Básico de Vida

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas promoveu mais uma edição do Curso de Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (APH), com o intuito de capacitar 41 novos técnicos de enfermagem e condutores socorristas que irão atuar em 16 Bases Descentralizadas vinculadas à I Macrorregião de Saúde. Essa região abrange 56 municípios da Grande Maceió, Litorais Norte e Sul, além da Zona da Mata.

O curso, realizado no Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, teve como objetivo aprimorar e atualizar os conhecimentos teóricos e práticos na área de medicina e enfermagem, específicos para o atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar móvel. A carga horária total foi de 120 horas, sendo 36 horas presenciais, com estudo dirigido e horas práticas nas ambulâncias.

Profissionais que atuarão em diversas Bases Descentralizadas, como Viçosa, Atalaia, Barra de Santo Antônio e Maceió, participaram do curso. A coordenadora da Central Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a importância de atualizar os profissionais para garantir assistência de qualidade à população.

O conteúdo do curso abordou temas como o Sistema Único de Saúde (SUS), rede hierarquizada de assistência, transporte de pacientes, regulação, biossegurança, atendimento humanizado e cuidados específicos para grupos como crianças e idosos. Outros assuntos tratados incluíram imobilização, trauma, manuseio de vias aéreas, ventilação artificial, traumatismo cranioencefálico, traumas de tórax e abdômen, entre outros.

Para o condutor socorrista Luiz Lima dos Santos, o curso foi fundamental para adquirir conhecimentos adequados e capacitação teórica e prática. Ele destacou a importância de melhorar suas técnicas de atendimento para beneficiar a população alagoana.

O curso contou com instrutores médicos e facilitadores enfermeiros e assistente social, todos especializados na área de urgência e emergência pré-hospitalar móvel. A iniciativa visa preparar os profissionais para lidar com situações de emergência e garantir um atendimento de qualidade à população atendida pelo Samu de Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo