Senado aprova projeto que ratifica atos de organização interna de 2022 e 2023, garantindo concordância do Plenário com medidas adotadas.

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (8) um projeto que ratifica uma série de atos referentes à organização interna da instituição, que foram implementados no ano de 2022 e 2023. Esses atos já estão em vigor e a aprovação do projeto significa a concordância do Plenário do Senado com as medidas adotadas pela Comissão Diretora.

O Projeto de Resolução do Senado (PRS) 9/2024, que foi aprovado, será promulgado para oficializar essa ratificação. Os oito atos que foram ratificados tratam de questões como adequação de cargos efetivos, normas de licitação e contratos administrativos, mudanças na estrutura orgânica básica de unidades administrativas, além de alterações em licenças, progressão funcional e avaliação do estágio probatório dos servidores.

Segundo a Constituição, é de competência exclusiva do Senado dispor sobre sua própria organização, funcionamento e criação, transformação ou extinção de cargos, empregos e funções de seus serviços, entre outras atribuições. O Regulamento Administrativo do Senado Federal estabelece que a Comissão Diretora pode, em casos de necessidade, tomar decisões sobre esses temas, que posteriormente devem ser submetidos ao Plenário através de um projeto de resolução.

Dessa forma, a aprovação desse projeto representa a validação, por parte dos senadores, das medidas adotadas pela Comissão Diretora em relação à organização interna do Senado. A promulgação do PRS 9/2024 oficializa essa ratificação, garantindo a continuidade e legalidade das ações adotadas. Esse processo demonstra a importância do cumprimento das normas e procedimentos internos para o bom funcionamento do Senado Federal, garantindo transparência e eficiência nas suas atividades.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo