Governo de Alagoas promove I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas de Museus na Região do Baixo São Francisco no dia 12 de abril.

No próximo dia 12 de abril, a cidade de Penedo será palco do I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas de Museus – Região do Baixo São Francisco, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) de Alagoas. O evento tem como principal objetivo discutir estratégias para fortalecer a rede de equipamentos culturais no Estado, reunindo líderes e gestores das principais bibliotecas e museus da região para um intercâmbio de ideias e estratégias.

Segundo a coordenadora dos Sistemas Alagoano de Museus e de Bibliotecas Públicas do Estado, Mira Dantas, este encontro é de extrema importância para o desenvolvimento cultural de Alagoas. “Esperamos que todos os gestores de museus e bibliotecas públicas do Estado estejam presentes para juntos desenvolvermos estratégias que colaborem para a valorização e funcionamento dos equipamentos culturais de Alagoas”, afirmou a coordenadora.

As atividades do evento serão divididas em duas etapas. Na terça-feira, dia 9, os participantes terão a oportunidade de realizar visitas técnicas aos equipamentos culturais localizados nos municípios de Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo e Igreja Nova. Já na sexta-feira, dia 12, será realizado o encontro dos gestores, bibliotecários, museólogos e funcionários de bibliotecas e museus da região do Baixo São Francisco, na biblioteca municipal de Penedo.

Durante o evento, estão programadas oficinas de organização de acervos bibliográficos e museais, bate-papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios, entrega de kits de livros e apresentações culturais. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância do encontro para o fortalecimento das bibliotecas e museus na preservação da memória e na promoção da cultura local.

A programação do evento inclui palestras sobre a importância da Biblioteca e Museus para o desenvolvimento social e cultural dos munícipes, oficinas e momentos de integração entre os participantes. O encontro promete ser um marco para a promoção da cultura e o desenvolvimento socioeconômico local, reiterando o compromisso do Governo de Alagoas em apoiar iniciativas que ampliem o acesso à cultura e promovam a integração comunitária.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo