CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de lei cria cadastro nacional para prevenir abusos contra crianças em creches e escolas, com apoio do Ministério da Educação.

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa criar um cadastro nacional de informações sobre maus-tratos e abuso sexual cometidos contra crianças em creches, pré-escolas e escolas do ensino fundamental. Este cadastro terá o intuito de reunir dados de pessoas físicas condenadas por tais crimes, desde que haja trânsito em julgado da sentença, e também dos estabelecimentos onde esses atos ocorreram.

O Projeto de Lei 2710/22, de autoria do deputado Kim Kataguiri (União-SP), foi aprovado com emendas da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). Entre as mudanças propostas pela relatora está a exclusão da possibilidade de inclusão no cadastro de pessoas condenadas em segunda instância. Além disso, a abrangência do cadastro foi ampliada para incluir também as violações ocorridas no ensino fundamental, não se limitando apenas a creches e pré-escolas.

Laura Carneiro enfatizou a importância do projeto para prevenir novos abusos, destacando que a base de dados proposta permitirá aos pais e à sociedade terem informações sobre possíveis históricos de violência contra crianças em determinadas instituições ou por parte de certas pessoas. O texto aprovado determina que o Ministério da Educação arcará com os custos de implementação e manutenção do cadastro, assim como centralizará, atualizará e validará as informações.

A proposta ainda está em tramitação e será analisada pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Um regulamento do Executivo será responsável por definir os casos em que as informações poderão ser retiradas do cadastro, porém, não será permitida a retirada antes do cumprimento integral da pena pelos condenados.

Portanto, o projeto aprovado visa, sobretudo, proteger as crianças de possíveis abusos e garantir maior transparência e segurança nas instituições de ensino, contribuindo para a prevenção e combate à violência infantil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo