Botafogo contrata empresa francesa para monitorar arbitragem em tempo real; estreia tecnologia no clássico contra Flamengo no Maracanã.

O Botafogo surpreendeu a todos ao anunciar a contratação da empresa francesa Good Game! para realizar o monitoramento em tempo real de partidas e fornecer ao clube uma “visão computadorizada das decisões de arbitragem para cada apito do jogo”. Essa novidade será testada logo em um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, o confronto entre Botafogo e Flamengo neste domingo, no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

A Good Game! é uma empresa especializada em checagem e análise de arbitragem com o uso de inteligência artificial. Eles ficaram conhecidos recentemente por produzir relatórios que apontavam possíveis interferências indevidas e fraudulentas de jogadores e árbitros nos resultados de jogos do Campeonato Brasileiro das edições de 2022 e 2023, inclusive o confronto entre Palmeiras e São Paulo, conhecido como Choque-Rei.

Essas revelações feitas por John Textor, empresário ligado à Good Game!, levaram o STJD a puni-lo com suspensão de 45 dias e multa de R$ 100 mil por invasão de campo e ofensas contra a equipe de arbitragem e a CBF. Além disso, a tecnologia de monitoramento da Good Game! também foi capaz de identificar supostos comportamentos anormais de jogadores em partidas, o que gerou polêmica e discussões sobre a integridade do esporte.

No clássico deste domingo, a arbitragem ficará por conta de Raphael Claus, árbitro da Fifa. O Botafogo tentou, sem sucesso, solicitar a substituição do juiz da partida devido às denúncias feitas por Textor sobre erros cometidos por Claus em confrontos passados. A pressão está alta e a expectativa é de um jogo tenso e cheio de emoção, com a novidade do monitoramento em tempo real adicionando ainda mais um elemento de interesse para os torcedores.

O futebol brasileiro segue em meio a muitas polêmicas e investigações, e a introdução de tecnologias como a da Good Game! pode ser um passo importante para garantir a transparência e a justiça dentro das quatro linhas. Resta agora aguardar o desenrolar dos acontecimentos e ver como essa inovação impactará o cenário esportivo nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo