United quer vender seu assento para outra pessoa por um preço maior

Esta semana, a United Airlines está começando a adotar uma nova tecnologia que será usada para gerir o problema de voos com overbooking (quando são vendidas mais passagens do que o número de assentos disponíveis) — sem precisar oferecer compensações de quatro dígitos — e ainda transformá-los em uma oportunidade de lucro. Este ano, a companhia aérea virou foco de críticas após arrastar um passageiro para fora do avião.

Vai funcionar assim: alguns dias antes do voo, a United, em parceria com a start-up Volantio, vai enviar um e-mail para alguns passageiros perguntando se a viagem pode ser flexibilizada. Assim, se o voo for muito procurado e ele tiver optado pela flexibilidade, será feito um ajuste, em troca de um voucher de US$ 250, enquanto o assento dele será vendido para outra pessoa por um preço mais alto, relata o Extra.

— Digamos que o voo das 17h de Chicago para Boston normalmente venda 12 assentos nos três dias anteriores à partida — explicou, hipoteticamente, Dave Bartels, vice-presidente de gestão de preços e receitas da United. — Se eu vejo que aquele voo está lotado uma semana antes, eu ficarei bastante confiante de que posso revender quaisquer assentos que eu liberar, com base nos meus padrões históricos de de sazonalidade.

A opção de troca de passagens só estará disponível para quem comprar os bilhetes no site da empresas e tiver escolhido receber e-mails da companhia — embora isso não seja garantia de que o passageiro irá receber esse tipo de mensagem. No caso hipotético apresentado pelo executivo, quem aceitasse abrir mão do assento receberia como alternativa um lugar em voos de horários menos disputados.

Segundo a empresa, trata-se apenas de um ajuste na viagem: os passageiros não terão de trocar de dia ou de aeroporto, e as preferências de assento vão acompanhar a pessoa. E a remarcação será feita em 24 horas.

— Ainda é muito prematuro para definir um número — respondeu Bartels, ao ser questionado sobre os efeitos da medida nas finanças da empresa.

O executivo, contudo, não vê o programa “tendo muito a ver com overbooking”.

Embora em alguns momentos o mecanismo ajudará a retirar pessoas de voos lotados — seja porque foram vendidas passagem demais, por perda de capacidade em função de troca de aeronave, ou por obrigação de reduzir o peso por causa de condições climáticas — ele disse à Bloomberg News que o principal objetivo é liberar um assento valioso e oferecê-lo para alguém que precisa mais dele.

Outras empresas aéreas vão assinar com a Volantio nos próximos meses, entre elas, a australiana Tiger Airways e a Alaska Air. Até agora, a mais inovadora na gestão dos assentos é a Delta, que oferece um sistema similar a um leilão para viajantes trocarem de voo no check-in.

 13/07/2017

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