SENADO FEDERAL – Senador Humberto Costa Reúne-se com TCU para Impulsionar Obras da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco e Gerar Empregos na Região Nordeste

O senador Humberto Costa, do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco, fez um pronunciamento significativo no Plenário, onde anunciou sua intenção de se reunir ainda nesta segunda-feira (13) com Francisco Ferreira Alexandre, superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), e com membros do Tribunal de Contas da União (TCU). O foco da conversa será a liberação das obras da Ferrovia Transnordestina no estado de Pernambuco.

Desde maio do presente ano, novos compromissos financeiros ligados ao trecho da ferrovia que conecta Salgueiro, localizado no sertão pernambucano, ao Porto de Suape, na região metropolitana do Recife, estão suspensos. Essa suspensão decorre de uma decisão do TCU, sob a relatoria do ministro Jhonatan de Jesus. Ele justificou a interrupção pela tentativa de obter garantias sobre a viabilidade do projeto, uma vez que os estudos técnicos, econômicos e ambientais apresentados não demonstraram de forma clara que os benefícios da construção superariam os custos envolvidos.

Durante seu pronunciamento, o senador Humberto Costa enfatizou a importância da Ferrovia Transnordestina para o desenvolvimento regional. Ele avaliou a necessidade de convencer os membros do TCU sobre a viabilidade econômica da obra e destacou o papel estratégico que a ferrovia desempenhará no impulso do desenvolvimento, não apenas para Pernambuco, mas para toda a Região Nordeste do Brasil.

Costa argumentou que, após a conclusão da ferrovia, estima-se que o custo do frete seja reduzido em até 30% para produtos exportados do Porto de Suape. Ele sublinhou que a infraestrutura projetada teria a capacidade de transportar cerca de 24 milhões de toneladas de carga anualmente. O senador ainda mencionou as implicações positivas desse projeto para o mercado de trabalho, prevendo a criação de 13 mil empregos durante a fase de construção e ao menos 10 mil durante a operação da ferrovia.

Por fim, Humberto Costa fez um apelo emocional, ressaltando que Pernambuco e o Nordeste merecem investimentos que possibilitem seu crescimento e atração de novas oportunidades, defendendo que o que se precisa é de um tratamento justo que promova o desenvolvimento dos potenciais regionais, ao invés de favorecimentos ou generosidades.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo