SENADO FEDERAL – Senado aprova projeto de lei para criação de políticas de prevenção e controle do câncer no SUS.

Nesta quarta-feira (22), o Senado aprovou um projeto de lei (PL 2.952/2022) que visa criar a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer. A proposta tem como principal objetivo a redução da incidência de câncer, a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, a diminuição da mortalidade e a garantia do acesso integral ao cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, o texto aguarda a sanção.

A iniciativa busca reforçar as estratégias de prevenção e controle do câncer, bem como estabelecer medidas efetivas para garantir o tratamento e acompanhamento adequados às pessoas diagnosticadas com a doença. Com a implementação dessa política e do programa de navegação, a intenção é promover avanços significativos no combate ao câncer e na assistência aos pacientes.

A criação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer representa um importante passo no enfrentamento dessa doença que atinge milhares de pessoas em todo o país. Com ações direcionadas para a redução da incidência, busca-se impactar positivamente a realidade desses pacientes, oferecendo-lhes melhores condições de tratamento e qualidade de vida.

Além disso, a proposição do Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer visa proporcionar um suporte mais efetivo para os pacientes, auxiliando-os na garantia do acesso aos serviços de saúde e no acompanhamento durante todo o processo de tratamento.

Com a aprovação desse projeto de lei, o Senado demonstra um compromisso com a saúde da população, direcionando esforços para aprimorar as políticas públicas relacionadas ao câncer. A expectativa é de que, com a efetivação dessa proposta, seja possível promover avanços significativos no combate à doença e no cuidado com aqueles que enfrentam essa batalha diariamente.

Agora, o texto aguarda a sanção para que as medidas propostas possam ser efetivamente implementadas e, assim, contribuir para a redução do impacto do câncer na sociedade brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo