SENADO FEDERAL – CPMI convoca Alan Rodrigues, condenado por tentativa de explosão, para depoimento sobre atos golpistas de 8 de janeiro.

No dia 28 de setembro, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro convocou Alan Diego dos Santos Rodrigues para prestar depoimento. Ele foi preso no final do ano passado por participar da tentativa de explosão de uma bomba colocada em um caminhão-tanque de querosene no aeroporto de Brasília e foi condenado a mais de cinco anos de prisão.

A convocação de Rodrigues atende a requerimentos apresentados por alguns membros da CPMI, como a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Ana Paula Lobato (PSB-MA), e os deputados federais Carlos Sampaio (PSDB-SP), Rubens Pereira Júnior (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG), Duarte Jr. (PSB-MA), Duda Salabert (PDT-MG) e Delegado Ramagem (PL-RJ).

De acordo com o senador Izalci, durante seu depoimento no Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil do Distrito Federal, Rodrigues afirmou ter recebido a bomba em um acampamento localizado em frente ao Quartel-General do Exército. Além disso, ele teria confirmado a participação de George Washington de Oliveira, fornecedor do artefato, e do jornalista Wellington Macedo de Souza, que teria auxiliado Rodrigues a levar a bomba até o aeroporto.

A senadora Ana Paula argumenta que os atos golpistas e de vandalismo de 8 de janeiro foram o desfecho trágico de uma jornada que teve início muito antes. Segundo ela, a escalada golpista teve vários capítulos, sendo um dos mais marcantes a tentativa de atentado com bomba ocorrida em dezembro de 2022. O Ministério Público apontou que Rodrigues esteve presente nas manifestações que contestavam o resultado das eleições, em frente ao Quartel do Exército em Brasília, com o objetivo de cometer infrações penais que pudessem causar comoção social e levar à intervenção militar e decretação de Estado de Sítio.

O senador Kajuru ressaltou que o atentado poderia ter causado a perda de muitas vidas, já que o carro-bomba estava localizado próximo a um posto de gasolina, a concessionárias de veículos e em uma pista de intenso tráfego. Além disso, o funcionamento do único aeroporto da capital poderia ter sido interrompido.

O deputado Duarte Jr. destacou que Rodrigues foi candidato a vereador na cidade de Comodoro (MT), mas não conseguiu se eleger. Ele possui diversos registros em redes sociais participando de manifestações contra o resultado das eleições e ao lado de lideranças políticas bolsonaristas.

A CPMI é presidida pelo deputado federal Arthur Maia (União-BA) e deve continuar realizando diligências e ouvindo depoimentos para esclarecer os detalhes dos atos ocorridos em 8 de janeiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo