A mpox é uma doença infecciosa causada por vírus que afeta tanto seres humanos quanto outros animais. Os sintomas iniciais incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, aumento dos gânglios linfáticos e fadiga. A diretora-geral da OIM, Amy Pope, destacou a preocupação com a propagação da doença na África Oriental, na região do Chifre da África e no sul do continente, principalmente entre migrantes vulneráveis, populações em constante deslocamento e comunidades de acolhimento que muitas vezes são negligenciadas em crises desse tipo.
Como integrante do sistema das Nações Unidas, a OIM é a principal organização intergovernamental que promove a migração humana de forma ordenada visando o benefício de todos. Amy ressaltou a necessidade de agir rapidamente para proteger os mais vulneráveis e minimizar o impacto da epidemia na região.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a República Democrática do Congo apresenta mais de 15 mil casos suspeitos de mpox e 537 mortes confirmadas. Outros casos foram registrados no Burundi, Quênia, Ruanda, África do Sul e Uganda. A OIM expressou preocupação com os migrantes, deslocados internos e populações altamente móveis, que estão mais suscetíveis à infecção devido às suas condições de vida transitórias e móveis, que frequentemente limitam o acesso a cuidados de saúde.
Os recursos arrecadados serão destinados ao fortalecimento da capacidade de resposta da OIM para atender às necessidades desses grupos, apoiando medidas de prevenção e controle de infecções por mpox, especialmente em regiões fronteiriças. A entidade afirmou que o dinheiro também irá reforçar a capacidade de profissionais de saúde e equipes de resposta, possibilitando a identificação de áreas de alto risco e o monitoramento eficaz da doença para reduzir sua propagação através das fronteiras.
