MUNICIPIOS – “Hemoal de Maceió faz apelo por doações de sangue para o Natal e Réveillon; estoque de tipo sanguíneo negativo está crítico”

Hemocentro apela por doações para atender pacientes no Natal e Réveillon; unidade de Maceió dispõe de apenas duas bolsas de sangue B Negativo e cinco de O Negativo

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) enfrenta um cenário crítico em relação ao estoque de sangue, especialmente das tipagens sanguíneas negativas. Com o Natal e o Réveillon chegando, o Núcleo de Captação de Doadores faz um apelo à população alagoana para que se voluntariem a doar sangue nas unidades do Hemoal, tanto na capital quanto no interior do estado.

Na última terça-feira (19), o Hemoal Maceió contava com apenas duas bolsas de sangue do tipo B Negativo e cinco do tipo O Negativo, sendo que a tipagem AB Negativa encontrava-se completamente zerada. Este quantitativo é considerado insuficiente para atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades durante o feriado de Natal e a passagem para o ano novo.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta que apenas as doações voluntárias de sangue podem reverter esse quadro crítico, uma vez que o sangue não pode ser fabricado artificialmente e muito menos comprado em farmácias. Ela destaca a importância do gesto voluntário de doar sangue e apela para a solidariedade típica desta época do ano.

Os postos de coleta fixos do Hemoal estão localizados na capital e no interior do estado. Em Maceió, os voluntários podem comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Além disso, também há a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.

No interior, as doações de sangue podem ser realizadas na Unidade Eldorado, em Arapiraca, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Além disso, o Hemoal Coruripe, situado ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.

Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, pesar igual ou mais de 50 quilos e estar portando um documento de identificação com foto. Além disso, não pode ter contraído Chagas, Aids, sífilis ou hepatite após os 11 anos de idade. Candidatos com gripe e Covid-19, bem como pessoas que tenham feito tatuagens, maquiagem definitiva e micropigmentação recentemente, também estão proibidos de doar sangue.

O Hemocentro ressalta a importância dessas doações para garantir que os estoques de sangue estejam adequados para atender a demanda durante este período festivo. A contribuição de doadores voluntários é essencial para salvar vidas e garantir que os hospitais e maternidades possam oferecer a assistência necessária aos pacientes que precisam de transfusões sanguíneas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo