Ministro Alexandre de Moraes é aprovado por banca de professores da USP para cargo de professor titular de Direito

Na tarde de hoje, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) anunciou a aprovação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como professor titular da instituição. A decisão foi tomada por uma banca composta por cinco acadêmicos, que avaliaram presencialmente o magistrado. Flavio Yarshell, Celso Lafer, Marta Teresa Arretche, Carlos José Vidal Prado e Ana Paula de Barcellos foram os responsáveis por analisar a candidatura de Moraes ao cargo.

Cada integrante da banca atribuiu notas a três componentes da candidatura de Moraes: erudição, memorial e defesa de tese. O ministro obteve notas máximas em diversas áreas, garantindo sua aprovação com folga. Em memorial, Moraes recebeu cinco notas 10, em erudição foram quatro 10 e um 9,5, e na defesa da tese conquistou um único 10 e quatro 9,5. Com um total de dez notas 10 e cinco notas 9,5, a candidatura de Moraes foi aprovada pela banca.

A decisão agora segue para a congregação da faculdade, que será responsável por oficializá-la dentro dos trâmites burocráticos da instituição. A direção da faculdade afirmou que não há um prazo definido para a homologação. Durante a avaliação, Carlos José Vidal Porto foi o que concedeu mais notas máximas, com três 10, enquanto Celso Lafer, ex-ministro das relações exteriores, atribuiu um único 10, em memorial, e 9,5 aos outros quesitos.

Apesar do pedido da direção da faculdade para que não houvesse gravação da arguição e do anúncio formal da aprovação, alguns vídeos circularam nas redes sociais com trechos das cerimônias. A aprovação de Moraes foi comemorada com aplausos pelos presentes, demonstrando a satisfação com o resultado alcançado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo