Durante a visita, a ministra Cida Gonçalves recebeu duas peças de artesanato de barro do Santo Cruzeiro, da cidade de Pilar, além de livros sobre a história de Lili Lages – primeira deputada mulher de Alagoas; sobre a história de Tavares Bastos – o patrono da Assembleia Legislativa. Ela ainda saiu de posse das edições do Catálogo do Parlamento de Alagoas, do Memória Legislativa e do Terra das Alagôas – todos lançados pelo Parlamento estadual.
Cida Gonçalves está em Alagoas para cumprir agenda nesta terça e quarta-feira, onde assinou o Termo de Adesão ao Acordo de Cooperação Técnica para construção e equipagem da Casa da Mulher Brasileira, entre outros termos de cooperação entre a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos e demais secretarias estaduais. Além disso, participou da abertura do Fórum Estadual de Organismos de Políticas para as Mulheres, que acontece na cidade de Maceió.
Durante a reunião na Assembleia Legislativa, a ministra destacou a importância da bancada feminina na defesa dos direitos da mulher e solicitou a realização de uma audiência pública para discutir a misoginia e o ódio contra as mulheres no país.
A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, ressaltou os projetos em parceria com o Governo Federal, destacando que Alagoas terá três Casas da Mulher Brasileira, trazidas pela ministra Cida Gonçalves. Uma delas será no Benedito Bentes, outra na cidade de Santana do Ipanema, abrangendo o Sertão, e a terceira terá o local discutido com o governador Paulo Dantas.
A presidente da Comissão de Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher, deputada Rose Davino, aproveitou a presença da ministra para falar sobre os projetos que tramitam na Casa em defesa da mulher, incluindo a realização de uma audiência pública para debater a misoginia, além de uma marcha em defesa da mulher que será realizada em todo o país.
A Casa da Mulher Brasileira é um espaço que oferece atendimento humanizado e multidisciplinar às mulheres em situação de violência, reunindo diversos serviços especializados em um só lugar. Entre esses serviços, estão o acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças, alojamento de passagem e central de transportes. Essa iniciativa faz parte do programa “Mulher: Viver sem Violência”, coordenado pelo Ministério das Mulheres.





