MACEIÓ – Prazo para quitar sétima parcela do IPTU de 2023 em Maceió encerra nesta sexta-feira, veja como emitir o boleto.


Os contribuintes municipais de Maceió têm apenas até esta sexta-feira (29) para efetuarem o pagamento da sétima parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) relativo ao ano de 2023. É importante ressaltar que o pagamento realizado até esta data não estará sujeito a juros e multas por atraso.

Para obter o boleto de pagamento, é necessário acessar o site oficial da Prefeitura de Maceió, disponível no endereço eletrônico online.maceio.al.gov.br/n/iptu2022. No site, os contribuintes devem informar o número de inscrição imobiliária, que pode ser encontrado em carnês antigos, ou utilizar o CPF do titular junto com o CEP do imóvel.

Uma vez obtido o boleto de pagamento, os contribuintes têm à disposição diversas opções para quitar o IPTU. É possível realizar o pagamento por meio de transferência via pix, utilizar o boleto impresso ou até mesmo a versão digital, que pode ser facilmente copiada para realização do pagamento via sites e aplicativos bancários.

Aqueles que preferirem o formato físico do boleto podem imprimir gratuitamente as guias de pagamento na Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), localizada na Rua Pedro Monteiro, 47, no Centro, próximo à Praça dos Palmares. O horário de atendimento para retirada das guias é das 8h às 16h, no setor de Autoatendimento.

É importante ressaltar que o atraso no pagamento do IPTU pode ocasionar a incidência de multas e juros, além de gerar inadimplência. Os imóveis que não estiverem com o imposto em dia podem ser inscritos em dívida ativa, o que acarreta consequências para o titular, como cobranças judiciais e até mesmo a penhora de valores em conta corrente.

O IPTU é um tributo municipal cobrado anualmente e a arrecadação proveniente do imposto é essencial para possibilitar a ampliação de obras, ações e serviços importantes para a cidade e para o bem-estar da população de Maceió.

É fundamental que os contribuintes fiquem atentos ao prazo de pagamento estabelecido pela Prefeitura para evitar problemas futuros. Maiores informações podem ser obtidas no site da Sefaz, acessível pelo link maceio.al.gov.br/secretarias-e-orgaos/sefaz. A Secretaria Municipal de Fazenda está localizada na Rua Pedro Monteiro, 47, no Centro de Maceió, e tem como canal de atendimento o e-mail [email protected], disponível para agendamento de atendimentos de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo