Luana Moisés Santos Ferreira parte de Arapiraca para intercâmbio nos EUA representando Alagoas como Jovem Embaixadora.


A estudante Luana Moisés Santos Ferreira, natural de Arapiraca, interior de Alagoas, embarcou na última segunda-feira (15) para os Estados Unidos, onde representará o estado no Programa Jovens Embaixadores. A aluna da Escola Estadual Senador Rui Palmeira terá a oportunidade de participar de um intercâmbio cultural e educacional, com todos os custos bancados pela Embaixada Americana. O programa selecionou 46 estudantes brasileiros do ensino médio, entre nove mil inscritos, e Luana obteve o segundo melhor desempenho na seleção.

Em entrevista, a estudante se mostrou animada e ansiosa para a experiência. “Pretendo fazer pontes de amizade e profissionais. Lá farei amigos que sei que levarei para toda a vida. Vale muito a pena participar do Jovens Embaixadores, pois ele te possibilita uma imersão gratuita, onde você ficará 24 horas em contato com a língua inglesa”, declarou Luana. Além disso, ela ressaltou que está realizando um sonho de infância sem nenhum custo.

A iniciativa da Embaixada Americana no Brasil, com apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), visa proporcionar um intercâmbio nos Estados Unidos para estudantes do ensino médio brasileiro que sejam destaques em suas comunidades pela atitude positiva, espírito empreendedor, bom desempenho escolar e domínio do idioma inglês.

Luana e os demais jovens serão recepcionados pela equipe da Embaixada Americana em São Paulo, onde receberão as últimas instruções antes da viagem para os Estados Unidos. O grupo seguirá inicialmente para a capital Washington DC e, depois, cada estudante será encaminhado para uma cidade americana e ficará hospedado na casa de uma família nativa. Luana ficará na cidade de Kalamazoo, no estado de Michigan, onde enfrentará temperaturas rigorosas devido ao inverno.

A mãe de Luana, Gisleide Moisés, acompanhou a filha até o embarque e expressou toda a emoção e orgulho pela conquista. “Este intercâmbio é uma oportunidade única na vida dela e espero que ela aproveite cada momento em que estiver lá. Sou muito grata a todos que a acompanharam para que ela chegasse até aqui, e tenho orgulho de vê-la sair de nossa comunidade para um intercâmbio nos Estados Unidos. Sei que ela pode ir ainda mais longe”, disse emocionada.

O gerente especial de Execução de Programas e Projetos da Rede Estadual, Leandro Lima, também esteve presente ao embarque e ressaltou que a participação de Luana no programa trará diversas oportunidades para a estudante. “Esse intercâmbio proporcionará não só a melhoria na proficiência do idioma, mas também abrirá portas das universidades americanas para estes jovens”, afirmou.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, desejou uma boa viagem para Luana e aconselhou a estudante a aproveitar ao máximo a experiência. “Luana representará as cores de Alagoas nesse intercâmbio e, por isso, peço que aproveite ao máximo esta experiência que será inesquecível e que levará para toda a vida”, destacou.

Luana ficará nos Estados Unidos até o começo de fevereiro, onde terá a oportunidade não apenas de aprimorar o inglês, mas também de mostrar a cultura alagoana e nordestina. A conquista da estudante é motivo de orgulho para toda a comunidade e para a Rede Estadual de Educação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo