Lançado o edital do “Enem dos concursos”, com provas simultâneas em 220 cidades por todo o Brasil, para selecionar candidatos de nível superior.

Nesta quarta-feira, o governo federal anunciou o lançamento do edital do primeiro Concurso Público Nacional Unificado, que já está sendo chamado de “Enem dos concursos”. A proposta inovadora prevê a realização de provas simultâneas em 220 cidades de todo o Brasil. Este é um passo sem precedentes na seleção de servidores públicos, que visa democratizar o acesso aos concursos públicos.

As inscrições para o concurso estarão abertas no período de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, e a prova única está programada para o dia 5 de maio. A novidade deste processo seletivo é que 21 órgãos públicos aderiram a essa iniciativa, e a maioria das vagas — 5.948 das 6.640 previstas — é destinada a candidatos com graduação, com salários que podem chegar a R$ 23 mil. Além disso, há 692 vagas para candidatos de nível médio.

A intenção do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é descentralizar a realização das provas, atingindo candidatos em todo o território nacional que não teriam condições de se deslocar até Brasília ou grandes metrópoles para participar dos concursos. A ministra Esther Dweck comanda o Ministério e tem como objetivo democratizar o acesso aos cargos públicos.

O formato das provas do Concurso Nacional Unificado também se destaca por sua inovação. Serão realizadas provas objetivas com uma estrutura comum para todos os candidatos, seguidas de provas específicas e dissertativas com base em blocos temáticos. Por exemplo, os candidatos para as vagas dos ministérios do Trabalho e da Previdência farão a mesma prova específica, assim como os candidatos para as vagas de Administração e Finanças Públicas.

O candidato pagará uma única taxa de inscrição e poderá concorrer a diversas vagas em uma área específica. No entanto, apenas será permitida uma inscrição por CPF.

Com a implementação desse novo formato de concurso público, o governo federal busca tornar o processo de seleção de servidores públicos mais democrático, acessível e transparente. O “Enem dos concursos” promete revolucionar a forma como os concursos públicos são realizados no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo