Influenza: Sesau alerta para baixa adesão à vacinação em Alagoas, com apenas 40% do público-alvo imunizado.


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas está em alerta devido ao baixo índice de vacinação contra a Influenza no estado. Mesmo com o aumento significativo de casos e mortes este ano em comparação com o mesmo período de 2023, apenas 40,01% das 694.456 pessoas preconizadas pelo Ministério da Saúde se vacinaram até o momento.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 25 de março e está prevista para encerrar em nove dias. No entanto, para atingir a meta mínima de 90% de imunização, ainda é necessário vacinar quase metade do público-alvo estipulado, o que requer um esforço conjunto da população.

A assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Alagoas, Rafaela Siqueira, ressaltou a gravidade da situação, lembrando que a Influenza é altamente contagiosa e pode ser letal. Ela destacou a importância da vacinação, principalmente após a pandemia da Covid-19, que deixou várias pessoas hospitalizadas e vítimas fatais.

Os números alarmantes de casos e mortes relacionados à Influenza em Alagoas demonstram a urgência da vacinação. Enquanto no mesmo período de 2023 foram registrados 41 casos e quatro óbitos, este ano já são 143 casos e sete mortes. A vacina é a principal forma de prevenção contra a doença e sua forma mais grave.

Para se vacinar, basta comparecer a um dos postos de vacinação das Secretarias Municipais de Saúde, com a Caderneta de Vacinação em mãos. A campanha deste ano é destinada a todas as pessoas maiores de seis meses, com destaque para as crianças que necessitam de duas doses.

O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, alertou a população sobre a gravidade da situação e incentivou a adesão à vacinação. Ele destacou a eficácia da vacina contra a Influenza e enfatizou que a imunização é fundamental para a proteção contra a doença, especialmente para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo