EDUCAÇÃO – Universidade Federal de São Carlos lança jogo digital Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá para práticas de alfabetização e letramento interdisciplinares.

O Laboratório de Pesquisa Linguagens em Tradução (Leetra), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), acaba de fazer o lançamento de um novo jogo digital intitulado Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá. O objetivo do jogo é subsidiar práticas de alfabetização e letramento interdisciplinares, sendo indicado para alunos e professores de escolas de educação infantil e ensino fundamental I. De acordo com a pesquisadora Maria Silvia Cintra Martins, que lidera o laboratório, o jogo é uma continuação de lançamentos anteriores, como Jeriguigui e o Jaguar na Terra dos Bororos.

O projeto, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tem o intuito de promover a pesquisa e o estudo de línguas e literaturas indígenas, além do letramento e comunicação interculturais. A escolha das temáticas indígena e ambiental foi baseada no interesse das crianças por esses assuntos, além de atender ao previsto na Lei 11.648/08, que demanda o trabalho com as culturas indígenas e afro-brasileiras. A pesquisadora destacou que a falta de material para trabalhar com essas temáticas era uma queixa recorrente entre os professores, o que levou à ideia de usar jogos digitais como suporte pedagógico.

Maria Silvia explicou que o jogo visa não apenas entreter, mas também incentivar a busca por informações adicionais, estimulando a pesquisa online por parte das crianças. A interdisciplinaridade é um dos pontos cruciais, mesclando questões pertinentes a áreas do conhecimento como ciências, história e geografia. Ela ressaltou que o jogo digital Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá está alinhado com o currículo escolar e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), integrando-se aos conteúdos previstos.

O jogo apresenta elementos culturais típicos da cultura tradicional dos Maraguá, bem como elementos das histórias de assombração ligadas a esses indígenas amazônicos. Segundo a pesquisadora, a ideia surgiu da busca por uma história indígena com uma criança como protagonista, culminando na descoberta do livro Aventuras do Menino Kawã, do escritor maraguá Elias Yaguakãg. A partir disso, a pesquisadora iniciou uma pesquisa bibliográfica aprofundada sobre o povo maraguá e a consulta a obras de escritores indígenas da região.

O jogo digital Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá já está disponível no site do Leetra, da UFSCar, e tem o objetivo de contribuir para a promoção de práticas pedagógicas mais inclusivas e interculturais. Maria Silvia destacou que o projeto está aberto para parcerias com secretarias de Educação e que já está sendo introduzido em uma escola estadual com apoio de uma professora parceira interessada em temas indígenas. Ela reforçou que o jogo proporciona um ambiente educativo e divertido, alinhado com as demandas pedagógicas atuais.

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