EDUCAÇÃO – Estudantes de todo o Brasil se reúnem em Recife para a 14ª Bienal da UNE: uma celebração da arte, cultura e educação.

A cidade de Recife se tornou o epicentro da cultura e da arte para estudantes de todo o Brasil que estão reunidos para participar da 14ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento, que teve início ontem (29) e segue até o próximo domingo (2), promete uma programação intensa com shows, debates, exposições de artes visuais, fotografia, literatura, performances artísticas, além de uma mostra científica.

Com a estimativa de mais de 10 mil participantes, a Bienal da UNE em Recife tem como tema central “A rua é o nosso palco principal”, em homenagem ao renomado fotógrafo Evandro Teixeira, falecido em novembro do ano passado. Teixeira ficou conhecido por suas fotografias que retratavam a ditadura militar e as mobilizações populares.

Segundo o site oficial do evento, a Bienal reúne estudantes de diversas regiões do país, do ensino médio à pós-graduação, em um encontro que celebra a arte, cultura, educação, ativismo, política, ciência e tecnologia. As atividades estão sendo realizadas no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Nesta quinta-feira (30), a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, participará de um debate sobre anistia política ao lado de familiares dos estudantes Honestino Guimarães e Elenira Rezende, vítimas da ditadura militar. Mais tarde, no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, o MC Troinha se apresentará em um show.

No dia seguinte, sexta-feira (31), está previsto um debate sobre reforma universitária com a participação dos ministros da Educação, Camilo Santana, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do prefeito do Recife, João Campos. A programação noturna contará com shows da banda Academia da Berlinda e da cantora Duda Beat no Cais da Alfândega.

Além dos debates, a Bienal também conta com uma Mostra Musical que acontecerá no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, e na Praça do Carmo, em Olinda. A programação completa, com os trabalhos dos estudantes que serão apresentados, está disponível no site oficial do evento.

No sábado (1º), as atrações musicais serão na Praça do Carmo, em Olinda, com a apresentação da Nação Zumbi. E no domingo (2), o encerramento da Bienal será marcado por um cortejo celebrando os 93 anos do Homem da Meia Noite no Marco Zero do Recife.

A diversidade de atividades e a intensa programação cultural prometem transformar a 14ª Bienal da UNE em um marco na história dos eventos estudantis no Brasil, reunindo jovens de todo o país para discutir e celebrar a arte e a cultura em um ambiente de aprendizado e troca de experiências.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo