EDUCAÇÃO – 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa com foco nas ciências básicas para o desenvolvimento sustentável



A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) teve início nesta segunda-feira (16) em Brasília. O evento, que acontece oficialmente de 14 a 20 de outubro em todo o país, tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. A programação inclui uma série de atividades que serão realizadas em universidades, instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, museus e parques.

O tema escolhido para a SNCT deste ano faz referência ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e destaca a importância dessas ciências para alcançar pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que promove a semana em parceria com diversas entidades, o objetivo do evento é mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, inovação, soluções para os desafios nacionais, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Durante a SNCT, serão realizadas feiras e mostras científicas, palestras, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia. Em cada estado, o MCTI conta com parceiros locais que orientam as atividades.

Em Brasília, as atividades estão concentradas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na região central da capital. A programação é gratuita e aberta à comunidade e acontece até o próximo domingo (22), das 9h às 17h. A abertura oficial do evento está marcada para amanhã (17).

Nesta edição da SNCT, também haverá uma exposição em homenagem aos 150 anos de Alberto Santos Dumont, celebrado em 20 de julho, organizada pela Força Aérea Brasileira (FAB). A programação completa do evento está disponível no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O governo tem como objetivo fortalecer a popularização da ciência no Brasil e aumentar o número de participantes na SNCT. Entre 2020 e 2022, houve uma queda no número de municípios inscritos no evento, de 1.506 para 599, assim como no número de projetos apoiados, de 193 para 235. Para incentivar a participação, o MCTI lançou um edital com o investimento de R$ 15 milhões para apoiar eventos da semana.

Portanto, a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia busca promover a ciência como forma de desenvolvimento sustentável, valorizando as ciências básicas e destacando sua importância para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A expectativa é que o evento seja um sucesso e que contribua para a popularização da ciência no país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo