A infraestrutura da fábrica é imponente, cobrindo uma área total de 1,2 milhão de metros quadrados, com 94 mil metros quadrados de área construída. Ela possui setores dedicados à soldagem, uma linha de pintura totalmente robotizada, montagem e sistemas de fornecimento de energia, além de uma gestão integrada de logística e cadeia de suprimentos. Neste momento, a planta conta com cerca de 600 funcionários e produz três modelos de veículos: o SUV híbrido Haval H6, a picape média Poer P30 e o SUV de sete lugares Haval H9, todos equipados com motorização turbodiesel.
A GWM Brasil estabelece uma rede robusta de fornecedores locais, com mais de 110 empresas nacionais cadastradas, das quais 18 já estão ativamente participando do processo de produção. Nessa lista estão grandes nomes como Basf, Bosch, Dupont e Pirelli, o que sinaliza uma forte colaboração entre a montadora e a indústria local.
Segundo o CEO global da GWM, Mu Feng, o Brasil é considerado estratégico para a empresa. Ele ressaltou que a nova fábrica não apenas contribuirá na produção de veículos, mas também proporcionará empregos de qualidade e fomentará tecnologia e inovação em toda a América do Sul. Com capacidade para fabricar até 50 mil veículos anualmente, a unidade deverá gerar até o final deste ano cerca de mil empregos diretos.
Além disso, durante a cerimônia, foi anunciado o estabelecimento do primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da GWM na América do Sul, que visa adaptar os veículos às condições locais e desenvolver tecnologias inovadoras. O centro, que ocupará uma área total de 15 mil metros quadrados e contará com 4 mil metros quadrados de área construída, terá uma equipe de mais de 60 engenheiros e técnicos focados em sistemas híbridos e elétricos, assim como em combustíveis de nova geração e inteligência artificial.
O investimento total da GWM no Brasil está projetado em R$ 10 bilhões ao longo de uma década, com a primeira fase, que prevê um aporte de R$ 4 bilhões até 2026, tendo como foco o lançamento da marca e a revitalização da fábrica de Iracemápolis. A segunda fase estará focada em um investimento adicional de R$ 6 bilhões entre 2027 e 2032, consolidando a presença da montadora no mercado brasileiro e na região.