Essa cotação do dólar é a mais alta desde janeiro do ano passado, representando um acúmulo de 3,68% em junho e 12,14% ao longo de 2024. Enquanto isso, a bolsa de valores valorizou-se pelo segundo dia consecutivo, fechando o pregão com o índice Ibovespa aos 120.340 pontos, uma alta de 0,59%. O desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelas ações de petroleiras, mineradoras e bancos, que contribuíram para o índice fechar acima dos 120 mil pontos pela primeira vez em oito dias.
O mercado financeiro também repercutiu as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em uma entrevista à rádio CBN. Lula enfatizou que o BC deveria ser autônomo e não sofrer interferências políticas. Além disso, nesta quarta-feira (19), o Copom decidiu manter a Taxa Selic em 10,5% ao ano, após uma votação que acabou surpreendendo os analistas.
A possibilidade de um placar dividido entre os diretores do Copom, com votos divergentes em relação à manutenção ou corte da taxa de juros, chegou a pressionar o dólar ao longo do dia. No entanto, as apostas de uma votação por unanimidade pela manutenção da Selic prevaleceram no fim das negociações, acalmando os investidores. Assim, o mercado financeiro encerrou o dia com mais tranquilidade, aguardando os próximos desdobramentos econômicos e políticos.
