DIREITOS HUMANOS – Senadores aprovam projeto de lei que institui Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua.

Nesta quarta-feira (6), os senadores aprovaram o projeto de lei que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC PopRua). Agora, o texto segue para sanção presidencial.

A proposta permite que União, estados e municípios adiram voluntariamente à política, que visa garantir o acesso das pessoas em situação de rua à escola, ao mercado de trabalho e à renda.

Um dos destaques do projeto é a criação das chamadas Bolsas QualisRua, que visam oferecer qualificação profissional e aulas para elevar a escolaridade da população em situação de rua. Além disso, o projeto estabelece que o recebimento da bolsa não impedirá o acesso a benefícios de programas de transferência de renda e demais auxílios.

Caso a política seja adotada, os entes federativos terão que instituir Centros de Apoio ao Trabalhador em Situação de Rua (CatRua), que terão como objetivo fornecer orientação profissional e auxiliar na inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

Outra medida estabelecida pelo projeto é a disponibilização de vagas em escolas públicas infantis e de ensinos fundamental, médio e integral para crianças e adolescentes em situação de rua.

Segundo um levantamento do Ipea, a população em situação de rua no país cresceu 38% entre 2019 e 2022, totalizando 281.472 pessoas.

O projeto agora aguarda a sanção do presidente da República para entrar em vigor e começar a ser implementado em todo o país. Com informações da Agência Senado, a expectativa é que a política traga avanços significativos na garantia de direitos e oportunidades para a população em situação de rua.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo