DIREITOS HUMANOS – Lançamento do “Guia da Gestão Pública Antirracista” visa fortalecer ações contra racismo institucional e desigualdades raciais, reunindo especialistas e gestores públicos em São Paulo.

Um novo marco na discussão sobre antirracismo no setor público será apresentado em São Paulo esta semana. Nesta sexta-feira, 24 de novembro, um grupo de sete pesquisadores, liderado pela acadêmica Clara Marinho, lançará o livro intitulado “Guia da Gestão Pública Antirracista”. A obra reúne uma análise aprofundada, fundamentos e um roteiro de ações voltadas para o enfrentamento do racismo institucional e das desigualdades raciais no Brasil.

Clara Marinho destacou a motivação por trás do projeto: a lacuna existente na literatura sobre políticas práticas que tratem das ações antirracistas na administração pública. Segundo ela, o guia não só expõe as políticas já existentes, mas também identifica os principais desafios que as instituições enfrentam, além de caminhos possíveis para o avanço nesse campo crucial. A obra é o resultado de um esforço coletivo que visa fornecer instrumentos necessários para servidores públicos lidarem com as complexidades do racismo estrutural no Brasil.

A pesquisadora aponta que, para além das leis, há um vasto conjunto de dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que pode informar e orientar a formulação de políticas públicas mais eficazes. Marinho enfatiza que é fundamental disponibilizar materiais que ajudem os servidores a enfrentarem a questão do racismo de maneira informada e estratégica. Ela considera o guia uma introdução ao que seria uma política pública antirracista, destacando a importância de se conhecer os repertórios disponíveis para o combate a essas desigualdades.

Outro ponto abordado por Marinho é a questão da contratação de servidores públicos, feita por meio de concursos que, em teoria, são neutros. No entanto, os dados mostram que pessoas negras tendem a ocupar posições menos qualificadas e mais distantes de áreas estratégicas dentro do governo. Essa concentração, segundo a autora, perpetua um ciclo de desigualdade que precisa ser urgentemente rompido.

Além de Marinho, outros pesquisadores como Michael França, Giovani Rocha, Ellen da Silva, João Pedro Caleiro, Lia Pessoa e Karoline Belo, também contribuem para a obra. O lançamento contará com uma conversa entre os autores no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), local onde o livro será apresentado. O evento está programado para às 19h, e o guia será apresentado em Brasília no dia seguinte, em duas ocasiões: na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), às 9h, e na Livraria Circulares, às 19h.

Os autores esperam que o “Guia da Gestão Pública Antirracista” funcione como um recurso fundamental para gestores e lideranças em sua missão de enfrentar e desmantelar as desigualdades raciais no Brasil, ressaltando que a luta pela igualdade racial é uma responsabilidade do Estado e deve ser encarada com seriedade e compromisso.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo