Além disso, o projeto prevê que a inscrição de candidatos ao programa seja feita por meio de uma plataforma digital. Embora essa medida já seja adotada pelo Incra por meio da Plataforma de Governança Territorial, o deputado Messias Donato argumenta que a inscrição online facilita a equidade e justiça na distribuição de terras. Segundo ele, os registros digitais são mais fáceis de rastrear e auditar, tornando o processo mais transparente e menos propenso a manipulações ou fraudes.
A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovada por ambas as comissões, a proposta seguirá em caráter conclusivo, dispensando a deliberação do Plenário. No entanto, vale ressaltar que a decisão divergente entre as comissões ou um recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário podem alterar esse trâmite.
A iniciativa do deputado Messias Donato foi recebida com opiniões divergentes. Enquanto alguns parlamentares apoiam as mudanças propostas no programa de reforma agrária, outros expressaram preocupações sobre os possíveis impactos negativos da exigência de experiência prévia. Este é apenas o começo do processo legislativo, e a proposta ainda será discutida e debatida em detalhes antes de qualquer decisão final.
Por Emanuelle Brasil
Edição por Rodrigo Bittar






