Batista participou do debate na Comissão Especial sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, onde foi discutida a importância da descarbonização no transporte marítimo do Brasil. Ele enfatizou a necessidade de preparar toda a cadeia com tecnologias de baixa pegada de carbono para atender às demandas dos parceiros comerciais e expandir as possibilidades de negociação.
O presidente da comissão, deputado Arnaldo Jardim, ressaltou que o Brasil possui opções competitivas de combustíveis limpos para a navegação, mas enfrenta desafios devido aos subsídios oferecidos por outros competidores, como os Estados Unidos e a União Europeia. Ele alertou para a concorrência desleal impulsionada por iniciativas como o Inflation Reduction Act e o Green Deal, que concedem grandes volumes de subsídios aos seus setores marítimos.
A audiência pública foi solicitada pelo deputado Leônidas Cristino, do PDT do Ceará. Durante o debate, foi destacado que o transporte marítimo é responsável por 90% do comércio global e por cerca de 3% das emissões de gases de efeito estufa. Apesar dos desafios, os países integrantes da Organização Marítima Internacional se comprometeram a atingir a meta de emissões zero até 2050, adotando combustíveis menos poluentes como uma das principais ferramentas para alcançar esse objetivo.