De acordo com o deputado, os diretores das escolas públicas desempenham um papel crucial no impacto da aprendizagem dos estudantes, sendo classificados como o segundo fator mais influente, ficando atrás apenas dos professores. Eles desempenham um papel central na gestão democrática, na manutenção de um clima escolar favorável e na promoção de um ambiente de aprendizado e desenvolvimento contínuo.
Alencar destacou que um levantamento feito pela associação Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) revelou que cerca de 30% das redes de ensino exigem que os candidatos ao cargo de diretor possuam um curso de gestão escolar. No entanto, ele ressaltou que em muitos estados e capitais onde a indicação é a única modalidade de seleção, não existe a exigência de um curso de gestão como pré-requisito ou parte do processo seletivo.
A discussão sobre a seleção e formação de diretores é de extrema importância, pois o papel desses profissionais vai além da administração das escolas. Eles têm uma influência direta na qualidade do ambiente educacional e, consequentemente, no processo de aprendizagem dos alunos.
Diante desse cenário, a audiência pública proposta pelo deputado Idilvan Alencar se mostra como uma oportunidade para debater e buscar soluções para aprimorar e profissionalizar a seleção e formação de diretores das escolas públicas, visando garantir um ambiente de aprendizado eficaz e uma gestão escolar mais qualificada.
É essencial que a sociedade esteja atenta a essas discussões, já que a qualidade da educação pública é um tema de interesse coletivo. O papel dos diretores das escolas públicas não deve ser subestimado, e é vital que haja um esforço conjunto para garantir que esses profissionais estejam adequadamente preparados para desempenhar suas funções de forma eficaz. A audiência pública se apresenta como um importante espaço para promover esse diálogo e buscar soluções que beneficiem a educação pública como um todo.