CAMARA DOS DEPUTADOS – Deputado Jilmar Tatto defende pesquisas voltadas ao transporte coletivo durante audiência na Câmara dos Deputados


Nesta quarta-feira (22), os integrantes da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados se reuniram para discutir os principais temas que serão abordados na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), que acontecerá ainda este ano em Brasília. A audiência pública foi solicitada pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP), que é secretário de Comunicação Social da Câmara, e teve como objetivo debater com especialistas diferentes propostas e questões relacionadas à CT&I.

Durante o encontro, o deputado Tatto defendeu a importância de investir em pesquisas que valorizem o transporte coletivo, destacando a necessidade de priorizar as cidades nesse aspecto. A proposta feita por Tatto, que foi apoiada pelos demais membros da comissão, é elaborar um documento com propostas sobre CT&I que serão apresentadas à secretaria-geral da 5ª CNCTI.

A 5ª CNCTI, que ocorre 14 anos após a última edição em 2010, tem como objetivo reunir representantes de instituições de ensino, setor empresarial, comunidade acadêmica e outros atores para levantar recomendações que irão integrar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024-2030. A ENCTI é um documento estratégico de médio prazo elaborado pelo governo que norteia as políticas públicas na área de CT&I.

Dentre os temas abordados durante a audiência pública, destacam-se a construção de uma agenda coletiva para o futuro da CT&I, a descarbonização, novas tecnologias, mobilidade urbana, e atração e retenção de talentos. O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) ressaltou a importância do debate nessa área e destacou que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, bem como a maior interação entre universidades e empresas, são fundamentais para o desenvolvimento da CT&I no país.

A 5ª CNCTI, que inicialmente estava agendada para junho, teve sua data adiada devido à tragédia no Rio Grande do Sul, e uma nova data ainda está sendo definida. A participação ativa dos parlamentares e especialistas na audiência pública mostra o interesse e a preocupação em impulsionar a CT&I no Brasil, visando promover o desenvolvimento tecnológico e inovador do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo