CAMARA DOS DEPUTADOS – Debate na Câmara dos Deputados discute qualidade dos glicosímetros usados no Brasil para controle da diabetes.


Mais de 16 milhões de adultos têm diabetes no Brasil

Nesta quarta-feira (8), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados irá discutir a qualidade dos glicosímetros utilizados no país. Os glicosímetros são aparelhos responsáveis por medir a glicemia e controlar a diabetes.

O debate foi solicitado pelo deputado Zacharias Calil (União-GO), que ressalta que as associações de diabetes têm conversado com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2016 sobre a imprecisão desses aparelhos. A Anvisa é responsável pela regulamentação dos produtos de saúde no Brasil.

Em 2018, a Anvisa emitiu a Instrução Normativa 24, que apresenta critérios de desempenho de instrumentos de autoteste para glicose. No entanto, de acordo com Calil, as 24 associações de diabetes integradas pela Coalizão Vozes do Advocacy ainda não consideram o problema totalmente resolvido. Elas pedem que a Anvisa realize testes nos glicosímetros que recebem reclamações constantes.

O deputado, que também é médico, destaca que a imprecisão dos aparelhos pode causar complicações sérias em pacientes diabéticos, podendo levar a episódios de hiperglicemia, hipoglicemia e até mesmo à morte.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mais de 16 milhões de adultos são afetados pela doença no Brasil.

A audiência está marcada para ocorrer no plenário 12 a partir das 15 horas.

É importante ressaltar que a discussão sobre a qualidade dos glicosímetros é de extrema relevância, visto o impacto significativo que a diabetes tem na população brasileira. Espera-se que a realização dessa audiência possa trazer avanços na regulamentação e garantir a qualidade e precisão desses aparelhos, visando a segurança e o bem-estar dos pacientes diabéticos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo