Alagoas se destaca como o estado que mais reduziu a extrema pobreza em 2023, aponta pesquisa do IJSN.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, celebrou os resultados positivos obtidos pelo estado no combate à fome e na retirada de famílias da extrema pobreza. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Justiça Social e Econômica (IJSN) com base em dados do IBGE, Alagoas foi o estado que mais reduziu a extrema pobreza em 2023, com uma diminuição superior a 33% em comparação com o ano anterior, resultando na saída de mais de 100 mil alagoanos da situação de extrema pobreza no último ano.

Os números divulgados revelaram que a taxa de extrema pobreza em Alagoas caiu de 13,2% em 2022 para 8,8% em 2023, o que representa uma queda de 4,3 pontos percentuais. Além disso, o estado se destacou como o quarto estado com a maior redução geral da pobreza, registrando uma diminuição de 8% na taxa.

Esses avanços não são isolados, pois o Brasil como um todo também apresentou uma queda significativa na taxa de extrema pobreza, passando de 5,9% para 4,4%. No total, cerca de 3,1 milhões de brasileiros superaram a extrema pobreza no último ano.

O governador atribuiu esses resultados aos investimentos realizados em políticas públicas voltadas para a geração de renda e o desenvolvimento econômico. Em 2023, o governo estadual investiu mais de R$ 600 milhões em ações de combate à pobreza, incluindo a criação do Conselho Estadual do Alagoas sem Fome, que visa ampliar as ações do Programa Alagoas Sem Fome.

Paulo Dantas reconheceu que ainda há desafios a superar, mas afirmou que os resultados alcançados até agora incentivam o governo a intensificar as políticas de combate à fome. O Dia D do Alagoas Sem Fome está marcado para o próximo domingo, 28 de maio, com diversos anúncios de ações como a Creche Cria, Praça Cria, Complexo Nutricional e Hortas Urbanas dentro de uma escola estadual.

Entre as próximas iniciativas do programa estão a criação de Hortas Urbanas, Padarias Artesanais, Restaurantes Populares, Complexos Nutricionais, a implementação do Cartão Alimentação e a criação de Fábricas de Alimentos. Os esforços do governo de Alagoas demonstram um compromisso sério com a redução da pobreza e da fome, seguindo na direção correta para alcançar um futuro mais próspero e igualitário para todos os alagoanos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo