ALAGOAS – “Cronograma das Conferências de Cultura em Alagoas é anunciado pela Secult, com temas sobre democracia e direito à cultura”



A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) divulgou o cronograma das etapas intermunicipais e estaduais das Conferências de Cultura em Alagoas, que acontecerão nos meses de outubro e dezembro. Com o tema central “Democracia e o Direito à Cultura”, as conferências têm como objetivo discutir o planejamento e fortalecimento do futuro cultural do estado.

As etapas intermunicipais terão início no município de Batalha, antes de se expandirem para as outras oito regiões administrativas de Alagoas. Nessas etapas, serão promovidas discussões sobre propostas e políticas culturais de cada administração municipal em relação ao Plano Nacional de Cultura. As ideias e propostas elaboradas serão debatidas durante a etapa estadual e, posteriormente, apresentadas na conferência nacional.

“Colocar o desenvolvimento cultural do nosso estado no centro da discussão é o ponto focal durante as conferências intermunicipais, onde trabalharemos lado a lado com os agentes culturais e sociedade civil de cada município. Nossa meta é estabelecer políticas culturais públicas sólidas e promover o apoio ao crescimento contínuo do setor cultural”, enfatizou Perolina Lyra, superintendente de Patrimônio e Diversidade Cultural.

As inscrições são gratuitas e estão abertas para participantes a partir de 16 anos. Cada participante deve preencher a ficha de inscrição disponível no local do evento.

A Conferência Estadual de Cultura de Alagoas, que faz parte da IV Conferência Nacional de Cultura, acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro em Maceió. A conferência estadual tem como objetivo definir diretrizes para a Política Estadual de Cultura, que abrange programas, projetos e ações para fomentar o desenvolvimento cultural do estado nas dimensões cidadã, econômica e estética.

Para Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, as conferências representam a retomada das políticas públicas de cultura no Brasil e são momentos de diálogo entre o poder público e a sociedade civil para a construção coletiva das políticas culturais.

“Nosso objetivo é definir diretrizes abrangentes para a formulação de políticas culturais que possam enriquecer a cultura alagoana e brasileira, desempenhando um papel fundamental ao facilitar uma troca, com o propósito comum de fortalecer ainda mais o panorama cultural do Estado e do Brasil”, destacou a gestora.

Confira abaixo o cronograma das conferências:

– Etapa intermunicipal:
– 17/10 – Região Agreste – Batalha
– 19/10 – Região Metropolitana – Coqueiro Seco
– 20/10 – Região Tabuleiros do Sul – Coruripe
– 21/10 – Região Planalto da Borborema – Palmeira dos Índios
– 23/10 – Região Norte – Campestre
– 25/10 – Região Baixo São Francisco – Penedo
– 27/10 – Região Médio Sertão – Pão de Açúcar
– 28/10 – Região Alto Sertão – Piranhas
– 30/10 – Região Serrana dos Quilombos – União dos Palmares

– Etapa Estadual:
– 04 e 05/12 – Maceió, no Centro de Convenções de Maceió.

As conferências visam promover uma sólida conexão entre o poder público e a sociedade civil, para fortalecer o panorama cultural de Alagoas e do Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo