Conselho de Ética da Câmara recebe pedido de cassação do mandato de deputado acusado de envolvimento no caso Marielle Franco

Nesta quarta-feira (27), o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, Leur Lomanto Júnior (União-BA), anunciou que a Secretaria-Geral da Mesa Diretora encaminhou ao colegiado o pedido de cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão (RJ), apresentado pelo Psol na última segunda-feira (25).

Lomanto Júnior adiantou que o relator do caso será sorteado na próxima reunião do conselho, agendada para a segunda semana de abril, e se comprometeu em dar celeridade ao processo. Entretanto, a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) expressou sua insatisfação com a demora, comparando com casos anteriores em que as representações foram enviadas em menos de 24 horas.

A deputada lamentou a falta de agilidade no caso de Chiquinho Brazão, que está preso sob acusação de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 2018. Sâmia chamou atenção para a gravidade do caso e criticou o adiamento da análise da prisão de Brazão na Comissão de Constituição e Justiça.

Além disso, o deputado Abilio Brunini (PL-MT) também protestou contra a demora da Mesa Diretora em encaminhar uma representação apresentada por ele contra o deputado Glauber Braga (Psol-RJ). A representação, que acusa Glauber de agressão durante uma audiência sobre a guerra entre Israel e Palestina, foi enviada somente nesta quarta-feira.

Brunini também é alvo de acusações por parte do PT, que o acusa de ofender palestrantes em uma audiência. O parecer do deputado Alexandre Leite (União-SP) à Representação 28/23, contra Brunini, estava na pauta do conselho, mas a análise foi adiada.

Esses episódios revelam um cenário de excesso de processos no âmbito do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, o que sustenta críticas de parlamentares sobre a morosidade e a falta de celeridade na condução dessas questões tão delicadas e fundamentais para a ética e a integridade do Poder Legislativo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo