XLV CMSB 2016 GLOMEAL Maceió-Alagoas



IMG_8224

A CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil é uma entidade de direito civil sem fins lucrativos que congrega todas as 27 Grandes Lojas dos Estados Brasileiros. A sua Assembleia Geral Ordinária é realizada sempre no mês de Julho e a cada ano em um estado diferente. É um evento que recebe representantes da família maçônica de todos os estados do país e trata dos mais diferentes temas de interesse interno e da sociedade, sempre objetivando a unidade das Grandes Lojas e políticas de atração visando o bem estar da Pátria e da Humanidade.

Em 2016 o evento esta sendo realizado na cidade de Maceió, uma cidade conhecida como “Paraíso das águas” e que acolhe aqueles que a procuram e a fazem crescer e brilhar com seus sonhos.

Uma cidade que recebe a todos de braços abertos e tem como identidade a personalidade destes povos sejam estrangeiros ou de outros estados brasileiros. Uma cidade formada por brasileiros.

Serão cinco dias de Plenárias, Palestras, Comemorações, Passeios e principalmente de Confraternização.

Grande Loja Anfitriã – GLOMEAL

A Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas tem a honra de ser a organizadora da XLV CMSB 2016 – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil.

Estamos recebendo toda a família maçônica do Brasil e do mundo para mais uma CMSB e esta será especial, será em Maceió-AL. Alagoas tem seus encantos, para muitos o Caribe brasileiro e para todos um paraíso verdadeiro.  Preparamos tudo para que todos se sintam bem acolhidos e possam desfrutar das delícias locais, com suas praias fantásticas, águas realmente verdes, transparentes nas piscinas naturais.

O que é Maçonaria:

Maçonaria é uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

A maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.  Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 milhões nos Estados Unidos, 1,2 milhões no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 lojas.

O termo maçonaria é de origem francesa, e significa construção. O termo maçom portanto é a versão em português do francês; maçonaria por extensão significa “associação de pedreiros”.

Para ser membro da maçonaria não basta a autoproclamação, é preciso um convite formal e é obrigatório que o indivíduo seja iniciado por outros maçons. Além disso, para se manter na ordem dos maçons, é necessário cumprir uma série de juramentos e obrigações, sejam elas esotéricas ou simbólicas; o maçom também deve estar integrado em uma loja.

Origem da Maçonaria:

A maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo. Originalmente era uma das sociedades secretas que chegara ao século XVII se apoiando em fundamentos de filosofia natural e até mítico-alquímicos, tal como se depreende do simbolismo dos signos e dos números (a tríade, o triângulo, o círculo).

Formavam corporações privilegiadas, que se furtavam de toda a regulamentação municipal e guardavam os segredos da profissão. É especificamente maçônico o vínculo com a tradição da construção: daí procede a sua terminologia, os seus objetos de culto, emblemas e o ritual (martelo, paleta, esquadro, mandil), bem como os graus de mestre, companheiro e aprendiz.

A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, e unia as quatro lojas londrinas. O líder eleito era conhecido como Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria se transformou em um receptáculo da filosofia das Luzes e depressa se estendeu a todo o Continente europeu.

Maçonaria e Política:

Embora não seja clara a influência política exercida pela maçonaria, é sabido que a ela pertenceram personagens como George Washington e Benjamin Franklin, sendo que os princípios maçônicos se refletem na declaração de independência dos Estados Unidos. A Revolução Francesa também usou a maçonaria para obter o lema “Liberdade, igualdade, fraternidade”.

IMG_8219

IMG_8222

IMG_8221

IMG_8223

IMG_8226

IMG_8225
Jairo Ribeiro

Mestre Maçom da Loja Paz e Progresso III N 1 filiada a GLOMEAL – Grande Loja Maçônica do estado de Alagoas e Grande Mestre Estadual Adjunto da Ordem DeMolay em Alagoas filiado ao SCODRFB – Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a Republica Federativa do Brasil

Por Jairo Ribeiro

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo