Voo da Operação Raízes do Cedro trará brasileiros e pets do Líbano, pousando em Guarulhos nesta segunda-feira (14/10) de manhã.

Nesta segunda-feira (14/10), o quinto voo da Operação Raízes do Cedro, realizada pelo governo federal para repatriar brasileiros do Líbano, está previsto para pousar na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, por volta das 6h50. A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Lisboa, Portugal, às 20h40 de domingo (13/10), com 220 passageiros e dois animais de estimação a bordo. O voo tem duração aproximada de 9 horas e 40 minutos.

A Operação Raízes do Cedro é um esforço contínuo do governo brasileiro para retirar cidadãos do Líbano devido ao aumento da instabilidade na região. Até o momento, 1.105 pessoas e 13 animais de estimação já foram repatriados. Estima-se que cerca de 3 mil brasileiros no Líbano tenham solicitado ajuda para retorno ao Brasil.

Além da FAB e do Ministério das Relações Exteriores, a iniciativa conta com a participação dos ministérios da Saúde; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Polícia Federal (PF) e Receita Federal. A operação visa atender à demanda e às condições para realizar novos voos nos próximos dias.

A retirada dos brasileiros do Líbano se dá em meio à intensificação da ofensiva de Israel em diferentes regiões do país, com o objetivo de atingir o grupo Hezbollah, presente na região. Segundo o Ministério da Saúde libanês, 22 pessoas já morreram e 117 ficaram feridas devido aos bombardeios.

Com a situação de conflito em curso, muitos brasileiros estão em busca de retornar ao Brasil para garantir sua segurança e bem-estar. A Operação Raízes do Cedro demonstra o esforço coordenado entre diversas instituições do governo para auxiliar os cidadãos que desejam deixar o território libanês em meio à crise em curso.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo