Segundo Chico, a principal queixa dos moradores é a dificuldade em formalizar reclamações junto à concessionária Sanama, fato que resulta em muitos deles pagando a taxa sem saber que, na verdade, não deveriam. “É um total descaso com o consumidor. Muitos que não têm familiaridade com esses processos acabam pagando. Portanto, estamos realizando um levantamento para formalizar essa denúncia ao Ministério Público e, se necessário, recorrer à Justiça”, afirmou o vereador.
A situação da recomposição asfáltica também foi destacada como um problema recorrente. Após as obras de esgoto, diversas pistas nos bairros operados pela concessionária têm retornado a condições precárias, com algumas ruas até mesmo sem pavimentação. O vereador lembrou que a questão já foi objeto de uma Comissão Especial de Inquérito na legislatura anterior, que conseguiu melhorar a qualidade do serviço em áreas como Farol e Gruta de Lourdes. No entanto, atualmente, a situação parece se repetir, levantando a inquietação da população.
“Novamente, vamos precisar de outra CEI para resolver isso? Em várias ruas do Santa Maria, a tubulação foi implantada e a recomposição ficou a desejar. No Santa Lúcia, o cenário é semelhante. As ruas estão em estado deplorável”, resaltou Chico Filho, que expressou sua intenção de pressionar tanto a BRK quanto a Sanama por soluções efetivas. “Não quero saber quem é o responsável, quero que o serviço necessário seja realizado. A sociedade deve saber que estamos atentos, e se não houver resposta, uma nova CEI será proposta”, assegurou.
A sessão também abordou outras questões, como a qualidade do transporte público em Maceió. O vereador Tácio Melo anunciou que protocolou um pedido para a realização de uma audiência pública, visando discutir o estado do serviço atual, uma década após a última licitação, incluindo a terceira fase do processo, que prevê a implantação do Bus Rapid Transit (BRT). “Quero ouvir a população, saber se houve melhorias ou se a situação piorou. Essas informações são primordiais para nossa função de fiscalização”, concluiu.




