Velho Lobo: a lenda do futebol brasileiro que inspirou a música nacional com suas vitórias e polêmicas



O icônico Mario Jorge Lobo Zagallo, considerado um dos maiores nomes da história do futebol mundial, nos deixou na última sexta-feira, aos 92 anos. Zagallo foi um grande jogador de futebol, atuando como ponta-esquerda do Flamengo, do Botafogo e da Seleção Brasileira. Ele foi a única pessoa a estar presente em quatro títulos de Copa do Mundo: em 1958 e 1962, como jogador, em 1970, como técnico, e em 1994, como coordenador técnico.

Sua trajetória brilhante foi marcada por momentos de exaltação nas vitórias, críticas nas derrotas e um desabafo emblemático que acabou sendo adotado por artistas da cena musical brasileira. A lenda do futebol, com seu lema “vocês vão ter que engolir”, acabou tendo seu nome eternizado na história da Música Popular Brasileira.

O jovem Zagallo, ainda com sobrenome de apenas um L, apareceu pela primeira vez em uma canção em 1958. Na época, foi citado na música “Esquadrão Brasileiro”, gravada por Tonico & Tinoco, em celebração à primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil. Décadas mais tarde, em 1970, depois da vitória do Brasil na Copa do México, ele foi mencionado em “O Caneco é Nosso”, de Teixeirinha, reconhecendo a campanha vitoriosa da seleção.

No entanto, nem todos os versos dedicados a Zagallo foram tão positivos. Em “Camisa 10”, música lançada antes da Copa de 1974, o técnico foi alfinetado por Luiz Américo, que criticou duramente as escolhas e táticas de Zagallo. No entanto, essas críticas não afetaram a importância do técnico, que também foi lembrado em outras músicas, como “A fera de ouro” e “Abra o olho”.

Entretanto, foi a sua declaração enérgica após a conquista da Copa América em 1997 que teve o maior impacto na cena musical brasileira. O desabafo “vocês vão ter que me engolir” se encaixou perfeitamente nos versos de artistas de rap, funk, trap e slam, desafiando o estabelecido e valorizando quem os declama.

Artistas como Marcelo D2, Jhet Oficial, MC Marks, Anavitória, entre outros, incorporaram o lema de Zagallo em suas músicas, adaptando-o para diferentes contextos e desafios na vida cotidiana. Assim, o legado de Zagallo na música brasileira vai muito além das canções folclóricas dedicadas aos títulos da seleção, mostrando que sua influência vai muito além do campo de futebol.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo