Vacinação contra febre aftosa em Alagoas: Criadores têm até terça-feira para imunizar rebanho e declarar vacinação, alerta Adeal.

A vacinação contra a febre aftosa está em pleno andamento em Alagoas, com os criadores de bovinos e bubalinos tendo até a próxima terça-feira (30) para adquirir as doses necessárias e imunizar seus rebanhos. Mesmo que o prazo para a declaração se estenda até 15 de maio, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) recomenda que os criadores não deixem para a última hora.

A declaração pode ser feita de forma virtual através do sidagro-produtor, para os criadores que já estejam cadastrados no sistema, ou nos escritórios da Adeal mais próximos. Além da documentação pessoal, é necessário apresentar a nota fiscal da compra da vacina.

Até o momento, mais de um milhão de doses da vacina contra a febre aftosa já foram adquiridas pelos criadores alagoanos, evidenciando a adesão e comprometimento com a saúde do rebanho. A meta da Adeal é vacinar 100% dos cerca de 1,3 milhão de animais bovinos e bubalinos do estado, seguindo a determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária de que a cobertura vacinal mínima deve ser de 90%.

Os criadores que não fizerem a declaração dentro do prazo estabelecido estarão sujeitos a penalidades, como a impossibilidade de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e de circular e comercializar os animais, além do pagamento de multa. No caso de não vacinação, a multa é de 10 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL), enquanto a não declaração resulta em uma multa de 30 unidades.

É fundamental que os criadores cumpram com suas responsabilidades e garantam a imunização de seus rebanhos, contribuindo assim para a manutenção da saúde animal e para a prevenção de doenças que podem comprometer a produção agropecuária.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo