A programação do Cacun teve início no dia 16 de outubro com a Jornada de Iniciação Científica da Uncisal, que apresentou trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica realizados durante o ciclo 2022/2023. Além das apresentações científicas, o evento também contou com apresentações culturais, incluindo um trio de forró e o cantor alagoano Igbonan Rocha.
No dia 17, o congresso prosseguiu com a Jornada de Iniciação Científica da Uncisal e a abertura oficial do evento. A edição deste ano do Cacun tem como presidente de honra Silvio Bulhões, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema do congresso é “Tecnologia, ciência, saúde, ação… O que te move?”.
Nos dias 18 e 19 de outubro, a programação oficial do Cacun contou com oficinas, minicursos, palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos. Foram abordados temas como a importância do empreendedorismo no âmbito acadêmico, o combate às fake news na área da saúde e o papel da inteligência artificial, big data e inovação para estratégias de saúde. Além disso, também houve o lançamento de livros durante o congresso.
No último dia do evento, 20 de outubro, está prevista uma programação cultural, que inclui um concurso de talentos e apresentações de grupos musicais, como o grupo de coco de roda, a Orquestra de Tambores e os cantores Kel Monalisa, Eduardo Henrique e Márcia Fernanda. A palestra de encerramento será ministrada por Klena Sarges Marruaz Da Silva, que abordará o tema “Inovação em Saúde Pública: Transformação digital para salvar vidas”.
As inscrições para o XIII Congresso Acadêmico e Científico da Uncisal estão abertas e devem ser feitas exclusivamente através do site oficial do evento. É necessário realizar o cadastro na plataforma do evento para concluir a inscrição.
O XIII Cacun conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da Secretaria de Estado da Cultura e da Lidera Saúde.