Um milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas para cidadãos do Rio de Janeiro: nova identidade com CPF único.


No Rio de Janeiro, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) atingiu a marca de um milhão de unidades emitidas para os cidadãos do estado. O novo modelo foi desenvolvido com o intuito de dificultar fraudes, utilizando o CPF como único número de identificação. Desde janeiro do ano passado, a distribuição da CIN foi feita de forma gradual para a população fluminense, dividindo os grupos por faixas etárias.

Embora a obrigatoriedade da CIN só esteja prevista para 2032, desde julho deste ano, cidadãos de todas as idades têm a possibilidade de solicitar o novo documento em um posto do Detran. A primeira via é isenta de taxas ou Duda e uma das suas vantagens é a disponibilidade de uma versão digitalizada, que pode ser acessada na plataforma Gov.br.

Para solicitar a CIN, é necessário agendar o atendimento previamente pelo site do Detran.RJ ou pelo teleatendimento. O agendamento de vagas é aberto às 8h de segunda a sexta-feira e encerrado quando todas as vagas são preenchidas, sendo reaberto no dia seguinte.

Ao comparecer ao posto do Detran para emissão da CIN, o cidadão deve apresentar a certidão de nascimento ou casamento, juntamente com o número de inscrição no CPF. Para aqueles que não possuem CPF, é possível obtê-lo através do site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.

O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, destaca as tecnologias de segurança presentes na CIN, como o código internacional MRZ e o QR Code, que garantem a autenticidade do documento e dificultam fraudes. Com essa iniciativa, a emissão da Carteira de Identidade Nacional no Rio de Janeiro avança, garantindo mais segurança e praticidade para os cidadãos fluminenses.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo