UFAL – Ufal Lamenta a Perda do Ícone Paulo da Cruz, Professor Exemplar da Feac, aos 75 Anos



A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está de luto. A instituição perdeu um de seus professores mais influentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), Paulo da Cruz, que faleceu na última quinta-feira (1º), aos 75 anos de idade. Detalhes sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgados pela família.

Paulo da Cruz, membro do corpo docente da Ufal desde 14 de março de 1991, era graduado e mestre em Administração e doutor em Engenharia de Produção. Sua trajetória acadêmica e profissional foi marcada por inúmeras contribuições significativas para a universidade, especialmente na promoção do ensino do empreendedorismo como meio para o desenvolvimento do estado de Alagoas.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, que estava em Brasília cumprindo uma agenda oficial da universidade, expressou profunda tristeza ao receber a notícia. “Estou muito triste e de coração dolorido. Paulo era uma alma generosa e acolhedora, uma personalidade sisuda e forte. Pessoa seríssima, que usava desta casca para conseguir alavancar sua equipe para o padrão de excelência que ele sempre buscava para si próprio, para as suas atividades e para as pessoas que trabalhavam com ele”, declarou Tonholo.

As contribuições de Paulo da Cruz para a Feac foram inestimáveis. Ele desempenhou papéis essenciais como coordenador de cursos de graduação e pós-graduação, chefe do Departamento de Administração e Contabilidade e presidente da Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD). Um de seus legados foi a criação da primeira empresa júnior de Alagoas, hoje conhecida como JRS Consultoria, em 1993. Paulo também foi o idealizador e coordenador do primeiro mestrado em Administração da Ufal e liderou o Departamento de Administração e Contabilidade de 1998 a 2004.

Tonholo enfatizou a dedicação imensurável de Paulo, destacando que, mesmo com a saúde debilitada, o professor continuou a produzir e a trabalhar incansavelmente. “Professor impecável e pai dedicado. Sempre presente nos momentos críticos de nossa Universidade. Você se foi, meu amigo, mas sua luz fica aqui conosco na Ufal e ilumina nossa alma”, acrescentou o reitor, enviando votos de carinho e solidariedade à família e aos colegas da Feac.

A perda de Paulo da Cruz é sentida profundamente na Ufal. Ele representava não apenas uma referência acadêmica, mas também um ícone para estudantes e profissionais do setor, marcando gerações com seu compromisso e paixão pelo ensino e pelo desenvolvimento de Alagoas. Sua partida deixa um legado de excelência e dedicação que continuará a inspirar a comunidade acadêmica por muitos anos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo