Segundo o gerente de capacitação da Progep, Leandro Gonçalves, essa é uma atividade que demanda o envolvimento de todos os servidores. A consulta está sendo realizada por meio do portal Sipec e deve ser concluída até a próxima sexta-feira (30). É importante ressaltar que o cadastramento das necessidades de capacitação deve ser feito pelo servidor responsável por reunir as demandas de todos os técnicos e docentes de sua unidade.
Neste ano, o processo de levantamento das necessidades de capacitação será dividido em etapas. A primeira fase consiste no cadastramento das sugestões no portal Sipec pelos servidores de cada setor. Em seguida, a chefia da unidade terá que acessar o site e validar as necessidades cadastradas. Após essas duas etapas, a Gerência de Capacitação irá homologar todas as demandas registradas, consolidando-as em um único Plano de Desenvolvimento de Pessoas.
Além disso, o levantamento também tem o objetivo de mapear as necessidades de capacitação e prever a participação dos servidores em eventos de capacitação e em cursos de educação formal, como mestrado, doutorado ou pós-doutorado. É uma maneira de garantir o desenvolvimento contínuo dos colaboradores e aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
Desde 2022, a Ufal se tornou referência ao adotar a descentralização do lançamento e validação das demandas de capacitação pelo Sipec, sendo elogiada por outras instituições que passaram a seguir seu exemplo. Esse procedimento é institucional e homologado pelo setor de gestão de pessoas de cada órgão ou instituição, garantindo que todas as necessidades de capacitação levantadas sejam contempladas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas anual.
No caso da Ufal, os últimos dois PDPs apontaram cerca de 190 necessidades de capacitação, provenientes de 26 diferentes unidades da universidade. Esse esforço conjunto reflete o compromisso da instituição com o desenvolvimento profissional de seus servidores e sua constante busca pela excelência.