O Programa de Associados do ICTP é uma iniciativa que visa conectar cientistas em diferentes estágios de suas carreiras ao pulsante e inovador ambiente do instituto. O programa oferece categorias de bolsas, incluindo Associados Juniores, para cientistas até 35 anos; Associados Regulares, para aqueles entre 36 e 45 anos, a qual Mendes foi incluído; e Associados Seniores, para cientistas entre 46 e 65 anos. Este título de Associado Regular terá duração de seis anos, durante os quais Mendes poderá realizar colaborações estreitas com outros pesquisadores do ICTP, graças a visitas regulares ao instituto.
“Ter o nome da Universidade Federal de Alagoas representado no Instituto através de um de seus professores significa que a Ufal, através do Grupo de Geometria Diferencial do IM, está caminhando na direção certa”, afirmou Mendes. O doutor pontuou que este reconhecimento sublinha não apenas sua trajetória acadêmica e contribuições ao campo da matemática, mas também reforça o prestígio do grupo de pesquisa da Ufal no cenário científico internacional.
O professor Mendes iniciou sua experiência internacional durante seu doutorado, participando do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes, o que lhe permitiu realizar parte de sua pesquisa na prestigiada Princeton University, nos Estados Unidos. Segundo ele, desde então, a Ufal já enviou alunos para algumas das mais renomadas universidades mundiais, incluindo a University of Chicago (EUA), Université de Lorraine (França) e Università degli Studi di Milano (Itália).
Nos próximos seis anos, Mendes terá financiamiento para realizar três visitas de sessenta dias ao ICTP, onde poderá colaborar com o Grupo de Geometria Diferencial, coordenado pelo professor Claudio Arezzo, e interagir com outros cientistas do centro. Esta iniciativa visa estimular a troca de conhecimentos e promover avanços significativos na área de Geometria Diferencial.
Fundado em 1964 pelo físico teórico Abdus Salam, laureado com o Prêmio Nobel de Física, o ICTP é um centro de excelência em ciência teórica e aplicada, com um forte compromisso com a colaboração internacional. Localizado em Trieste, o instituto se destaca pelo apoio a pesquisas nas áreas de Física Teórica, Matemática, Tecnologia da Informação, Química e Biologia.
Em uma recente visita à Itália, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente italiano Sergio Mattarella, juntamente com o diretor do ICTP Atish Dabholkar e a ministra brasileira da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinaram um acordo de colaboração científica. Este acordo visa incentivar o desenvolvimento de expertise em áreas como modelagem climática, energia, materiais, aplicações de radiação síncrotron, computação científica, inteligência artificial aplicada à ciência e matemática.
As atividades resultantes desta colaboração incluem o desenvolvimento de projetos específicos entre o ICTP e centros brasileiros, além da organização de reuniões científicas internacionais no Brasil, co-organizadas e copatrocinadas pelo ICTP e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil.