UFAL – Pesquisa da Ufal analisa marcos do desenvolvimento motor em crianças de Maceió para identificar transtornos neurodesenvolvimentais e promover intervenções adequadas.

Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), um projeto de pesquisa inovador está sendo desenvolvido para analisar marcos importantes no desenvolvimento motor infantil. Sob a coordenação da renomada professora do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), Chrystiane Toscano, cerca de mil crianças de 3 a 6 anos, atendidas pelo Colégio de Aplicação Telma Vitória (CApTV) e pela Escola Profa. Maria Carmelita Cardoso Gama (CAIC) em Maceió, serão estudadas.

O objetivo principal é comparar o desenvolvimento motor típico com transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando entender o perfil de competência motora das crianças em idade pré-escolar. Chrystiane Toscano, uma especialista em Ciências do Desporto e Educação Física, explicou a importância dessa pesquisa para o campo da Educação Física, evidenciando que a alfabetização motora é essencial para o desenvolvimento infantil.

O estudo envolve a aplicação do protocolo do teste Movement Battery for Children – 2 (MABC-2), que avalia o desempenho motor das crianças em três domínios: destreza manual, alvo/precisão e equilíbrio. A classificação dos resultados será fundamental para identificar crianças com comprometimentos motores, aquelas em risco e sem comprometimentos, possibilitando a realização de intervenções personalizadas.

Além disso, serão aplicados questionários aos familiares para caracterização do perfil de saúde, tempo de tela, nível de atividade física e condições sociodemográficas das crianças participantes. A pesquisadora informou que os resultados serão compartilhados com os docentes das escolas para orientar futuras intervenções de acordo com o perfil de cada grupo.

A parceria estabelecida com o CApTV garante uma abordagem mais abrangente e a implementação de novas práticas pedagógicas na alfabetização motora. A expectativa é que, até dezembro, as famílias recebam feedbacks personalizados e recomendações para melhorias no desenvolvimento motor das crianças, especialmente aquelas em idade de transição escolar.

Somando esforços com o pesquisador Jorge Lopes Cavalcante Neto, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a pesquisa ganha uma abrangência interestadual e fortalece ainda mais a equipe multidisciplinar envolvida no estudo. A troca de experiências e conhecimento entre os pesquisadores promete contribuir significativamente para o avanço das práticas de intervenção no desenvolvimento motor infantil. Com a construção do novo prédio do CApTV, que incluirá uma sala de alfabetização motora, a expectativa é que o projeto se expanda e beneficie um número cada vez maior de crianças em idade pré-escolar.

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