UFAL – Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal abre extrato de oferta para licença de programas de computador em caráter exclusivo. Inscrições vão até 31 de janeiro.



O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançou um extrato de oferta tecnológica para escolher as propostas mais vantajosas e adequadas para a concessão de licença de direito de uso e exploração exclusiva de três programas de computador. As empresas interessadas têm até 31 de janeiro para enviar suas propostas.

Para participar, as empresas devem estar legalmente habilitadas e possuir capacidade jurídica, econômica e técnica para adquirir o direito de uso e exploração das tecnologias descritas no edital, através da assinatura de um contrato de licenciamento de tecnologia. A documentação exigida avaliará o conhecimento da empresa na área da tecnologia, o interesse em desenvolver o programa de computador, o percentual de royalties a ser repassado para a Ufal, entre outras informações relevantes.

A fase de negociação do contrato será conduzida pela equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica em conjunto com os inventores dos programas e os representantes da empresa interessada. O objetivo é eleger a empresa cuja proposta seja a mais vantajosa para a universidade.

Os programas de computador em questão são o Sistema de Cadastro Cria, voltado para registrar famílias interessadas em receber benefícios do programa Cria, que oferece assistência financeira a gestantes e mães de crianças até seis anos de idade em Alagoas. O programa também inclui dados sobre avaliações gestacionais, nutricionais e acompanhamento vacinal.

Outra iniciativa é a Plataforma Oxetech, que disponibiliza cursos de formação em tecnologia e oportunidades de emprego na área de tecnologia da informação para residentes em Alagoas. Por meio do OxeTech Lab, são oferecidos cursos de tecnologia da informação e inovação, enquanto o OxeDin conecta empresas do estado a possíveis colaboradores. Já o OxeTech Work facilita parcerias entre o governo e empresas locais para oferecer estágios remunerados.

Por fim, o Sistema do Observatório do Turismo de Alagoas foi desenvolvido para centralizar informações sobre o setor turístico do estado, facilitando o acesso e a transparência das informações para turistas e autoridades locais.

De acordo com Carolina Sá, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, o edital possibilitará a aplicação do conhecimento gerado na universidade na vida real, beneficiando a sociedade e gerando retorno financeiro para a instituição.

Para mais informações e acessar a lista completa de documentos necessários, visite o site oficial da Ufal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo