UFAL – Grupo GEPR da Ufal promove segundo Dia de Campo na Fazenda São Luiz em Viçosa para agricultores e estudantes de Ciências Agrárias.



No último domingo, dia 10 de novembro, o Grupo de estudo, extensão e pesquisa de ruminantes (GEPR) do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marcou presença no segundo Dia de Campo “Fazenda São Luiz na Rota do Conhecimento”, que ocorreu nas instalações da Fazenda São Luiz, localizada no município de Viçosa, Alagoas, onde parte do curso de Medicina Veterinária da Ufal está situada.

O evento foi idealizado a partir de questionamentos feitos pelos próprios produtores rurais, os quais foram entrevistados durante a etapa de “in loco” do projeto de extensão. A professora Gildeni Aguiar, da disciplina de Clínica Médica de Ruminantes, destacou a importância desses questionamentos que abordavam temas como controle de carrapatos, principais vacinas para bovinos e implantação de pastagens adaptadas à região. Com base na experiência positiva do primeiro evento, que contou com a participação de 70 produtores rurais em fevereiro de 2023, decidiu-se realizar um novo encontro.

O segundo Dia de Campo é parte do projeto “GEPR em movimento – Transferência de saberes: Da academia para o campo, de jovem para jovem”, aprovado pelo edital 12/2023 da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Além da professora Gildeni Aguiar, a comissão organizadora conta com os professores Julicelly Barbosa, José Wilson Sobrinho e Oscar Boaventura Neto, os servidores técnicos Alonso Pereira e Thiago Cirilo, e 25 alunos do grupo de estudos GEPR.

Os participantes foram recepcionados no prédio central da Unidade Educacional de Viçosa, onde realizaram a inscrição, coleta de dados para certificação e receberam crachás de identificação. Em seguida, foram conduzidos ao sistema de produção de bovinos para participarem da estação de acolhimento, seguida pelos módulos de atividades. O evento teve início às 8h e estava programado para terminar às 12h, com a presença de produtores rurais e estudantes dos diversos cursos das áreas de Ciências Agrárias da Ufal.

Durante o evento, foram realizados dois módulos que ocorreram simultaneamente, cada um com duração de quatro horas. O primeiro módulo abordou temas como principais vacinas para bovinos, alternativas para controle de carrapatos e implantação de pastagens. Já o segundo módulo focou em boas práticas de fabricação e elaboração de produtos derivados do leite, em uma tentativa de aumentar a participação feminina no evento, segundo a professora.

O programa incluiu momentos comuns a todos os módulos, como acolhida dos participantes, apresentação de guias e instrutores, lanche, amplo debate no encerramento e entrega de certificados. O Dia de Campo foi uma oportunidade de troca de conhecimento e experiências entre estudantes, professores e produtores rurais, reforçando a importância da extensão universitária para os envolvidos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo