Após a comovente homenagem, os trabalhos foram iniciados com a discussão da pauta referente ao Plano de Gestão de Desempenho (PGD). A minuta apresentada por José Clebson Silva de Farias, membro da comissão responsável pela elaboração do projeto, foi o centro das atenções. O processo de discussão do PGD teve início em setembro do ano passado e contou com a participação ativa dos servidores da Ufal, por meio de debates realizados nos três campi da instituição.
A comissão, designada pela portaria 586/23 e presidida por Alan França de Lima, é composta por diversos profissionais, como Ana Graziela de Souza Araújo, Bruno Almeida de Jesus, Kelline Ferreira de Oliveira, entre outros. O PGD, já adotado por 175 instituições de 213 da Administração Pública Federal, tem como principal característica a substituição do controle de frequência e assiduidade pelo controle de resultados, baseado em um plano de trabalho e com a possibilidade de realização de atividades fora das dependências da universidade (teletrabalho).
Durante a apresentação do projeto, a participação dos professores, técnicos e representantes dos setores da universidade foi significativa, tanto de forma presencial quanto por meio da transmissão no canal da Ufal no Youtube. O feedback positivo predominou, com muitos apoiando a implantação do PGD como uma forma de melhor organização das atividades e melhoria na qualidade de vida no trabalho.
As manifestações presenciais também incluíram dúvidas, preocupações e sugestões, relacionadas à infraestrutura tecnológica, condições de trabalho e impacto do teletrabalho. Houve espaço para a discussão de melhorias no plano, com destaque para a transparência nos critérios de avaliação e flexibilidade no horário de trabalho remoto. Após o debate, a minuta foi aprovada pela maioria, evidenciando o compromisso da gestão em conduzir um processo democrático e transparente.
O reitor Tonholo destacou a importância da colaboração de todos na construção desse novo modelo de trabalho, que visa atender às necessidades da universidade e oferecer melhores condições para os servidores. A aprovação do PGD foi celebrada como um passo importante rumo à evolução da instituição e ao aprimoramento das atividades internas.