UFAL – Calourada Afirmativa da Ufal promove evento cultural e discute políticas de ações afirmativas e permanência estudantil para calouros.



Na próxima quinta-feira, dia 30 de janeiro, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoverá a 2° edição da Calourada Afirmativa. O evento, que acontecerá no Centro de Interesse Comunitário (CIC) do Campus A. C. Simões, em Maceió, terá início às 14h e não requer inscrição prévia para participar. A ação é fruto de uma parceria entre o Neabi, a Pró-reitoria de Cultura e Extensão (Proexc), a Pró-reitoria Estudantil (Proest), a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e os coletivos negros compostos por alunos da Ufal.

Segundo Danilo Marques, coordenador do Neabi da Ufal, o objetivo da Calourada Afirmativa é promover atividades culturais que valorizem a cultura negra e indígena, além de destacar a importância das políticas de ações afirmativas para os calouros que ingressaram na universidade por meio do sistema de cotas. A programação inclui ainda a apresentação das oportunidades oferecidas pelos programas de permanência estudantil dentro da instituição.

A primeira edição da Calourada Afirmativa, que ocorreu no campus do Sertão em 2022, obteve grande sucesso e a expectativa é que o evento se torne parte do calendário acadêmico, sendo realizado sempre na semana seguinte à Calourada Oficial. Dessa forma, evita-se conflitos com as atividades oficiais da Reitoria e do Movimento Estudantil, representado pela Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos centros e diretórios acadêmicos.

A programação do evento conta com diversas atividades, como a Oficina de Carnaval com o grupo Maracatu Yà Dandara, a Roda de Conversa sobre Ações Afirmativas e Políticas de Assistência Estudantil, a oficina de capoeira com o Contra-Mestre Denis Angola, o Baile Preto com o DJ Obama e um Palco Aberto para apresentações diversas. O Neabi da Ufal, responsável pela organização do evento, é um órgão de apoio acadêmico que busca promover ações relacionadas à questão negra e indígena dentro da instituição, visando o cumprimento das políticas de cotas e o desenvolvimento das atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão.

Desta forma, a Calourada Afirmativa se apresenta como um espaço de promoção da diversidade e valorização das culturas afro-brasileira e indígena, contribuindo para a formação de uma comunidade acadêmica mais inclusiva e plural.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo