UFAL – 45º Congresso de Métodos Computacionais em Engenharia reúne pesquisadores e acadêmicos em Maceió para discutir avanços científicos e tecnológicos.



No período de 11 a 14 de novembro, a cidade de Maceió sediará o 45º Congresso de Métodos Computacionais em Engenharia. Organizado pela tradicional Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (ABMEC), o evento conta com a participação de renomados profissionais da área e é localmente coordenado por professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

De acordo com o professor Eduardo Toledo, do CTEC, o Congresso Internacional de Métodos Computacionais em Engenharia (Cilamce) é um importante fórum científico que reúne pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e graduação, além de membros da indústria de diferentes países. Durante o evento, são apresentados e discutidos avanços relacionados aos métodos computacionais com aplicações em diversas áreas das Ciências e Engenharias, como Óleo e Gás, Aeroespacial, Nuclear, Inteligência Artificial, Materiais Avançados, entre outras.

A programação do evento inclui sessões plenárias com palestrantes de renome internacional, mini-simpósios com apresentação de trabalhos pelos participantes e minicursos destinados aos inscritos. O Cilamce, que é relevante para o desenvolvimento do Brasil e de seus parceiros internacionais, mantém as inscrições abertas em seu site oficial. Além disso, o evento conta com palestrantes renomados, sessões paralelas de mini-simpósios e a competição Prêmio Agustín Ferrante, voltada para estudantes de graduação com potencial científico excepcional.

A presidente do comitê organizador local, professora Aline Barboza, destaca a importância do Cilamce como ambiente de colaboração e debate para pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia. O evento já recebe apoio financeiro do CNPq e logístico do Maceió Convention & Visitors Bureau, instituição que promove o turismo em Alagoas. A expectativa é repetir o sucesso de 2008, quando Maceió sediou o evento e recebeu cerca de 700 participantes, em 2024.

Para mais informações e acesso à programação completa do evento, acesse o site oficial do Cilamce.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo